23.4.14

Eu emagreci! E ai?

Não é porque a gente emagrece que a vida revolteia, como dizem os primos roceiros. Não ganhamos na loteria, não mudamos pr'um emprego infinitamente melhor, não ficamos mais bonitas literalmente, não perdemos as rugas - só ganhamos mais algumas (e por vezes até pelancas).
Tudo fica quase na mesma, exceto aquela sacola de roupas de liquidação boas que estavam inabilitadas; as compras do mercado, que de expostas, passam a estar escondidinhas num canto da geladeira, para não gerar ojeriza nos momentos de recaída.
Os amigos rapidamente se acostumam e não mais elogiam, nem se assustam com os lanches gororobas que passamos a "degustar" exibidamente na frente deles.
A família considera que não fizemos mais que a obrigação de criar vergonha na cara de nos preocuparmos com a saúde (prá não sobrar o "fardo" para eles).
E nós, babacas, ficamos lá circulando do espelho para a balança (e vice-versa), vangloriando a façanha, que afinal nem foi tão grande assim: exterminar 8 kg de prazeres masoquistas ao longo de uns anos impróprios (após os perigosos 42), 8 kg de pura distração alimentar, 8 kg de acúmulo na consciência, 8 kg de toucinho mesmo!
E para manter o status quo, outra batalha naval: continuar correndo, agora nesta escuridão desértica das 18 h 00. Driblar o friozinho com sopas preferencialmente leves, sobrando na boca aquela vontade de mastigar, mastigar...
Ralhar em silêncio com o vizinho que faz churrasco todo santo sábado, gritando para salvarem a gordurinha na borda da picanha, mandando a turma atacar a maionese e sobremesa!
E ovo de páscoa? Pode ser de espinafre? Suco verde é bem "mais bão" que coca-cola, basta manter o pensamento positivo, mentalizando a meta.
Batata frita? Credo! Isso mata... que inveja de quem não possui juízo nem brio. Três pãezinhos franceses crocantes com mortadela fatiada fininha? Nem por decreto-lei da Dilma.
As palavras que passam a fazer parte do dicionário técnico são: "oleaginosas, calorias, termogênico, saudável, correr, suco verde, hortifruti, água, mel, quantidade/qualidade, mascavo, granola, ervas, balança,  capsaicina, demerara, espelho, cottage, agave". 
Ah, vou contar! E ainda fica aquela pulga atrás da orelha pelo medo de intoxicação verde; de esporão e peito/bunda caída devido à corrida; da falta de caderneta de poupança na pança pro caso duma doencinha que requeira proventos gordurosos do paciente (diarreia). 
E minha avó, com 91 anos, ainda diz:
_ Você estava gorda, tão bonita! Precisa comer mais.

Imagem daqui

Este post é para você que me acha uma metida poderosa em tripudiar as ainda não tão determinadas; que sente birra admiração por minha garra luta feroz; que até tentou, mas ainda não deu...
Olha, apesar dos pesares, continue firme e estabeleça metas leves, principalmente no inverno. Vale muito a pena, não pelos outros, contudo por nós mesmos, pela nossa carinha de bobona ao exorcizar 1 kg de adiposidade que seja! Se até eu consegui, você também conseguirá.

8 comentários:

  1. Ahahahahahahah:) Amiga!!! Ri tanto, mas tanto:) você escreveu direitinho:) mas com tanta graça!!!! Parabéns Amiga!!! Sei bem o valor de perder esse peso...eu já fiz o mesmo ao longo de um ano inteirinho! A caminhada não é fácil...mas a recompensa tem um valor indescritível! Hoje sou feroz comigo mesma, não quero voltar a cair no mesmo erro e estou sempre de vigía:)

    Muitossss jinhooooosss portugas meus e das meninas...gosto muito d'ocê:) viu!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gê!
    Quando a idade pesa nos dois ombros, o jeito é levar a questão na brincadeira... sei que algumas não conseguem facilmente, então quis mostrar o lado escurinho da magreza.
    E continuemos na ferocidade em prol duma causa maior - a saúde física e mental.
    Também te gosto D+
    Beijocas às três!

    ResponderExcluir
  3. Cristina, que bom! É mais uma questão de mudança de hábitos, nem precisa grandes sacrifícios nem "gororobas" nenhuma! acompanhe o site http://cozinhaconsciente.com.br/ e veja como é fácil remodelar a maneira de encarar a comida! adorei o texto. Siga firme, não precisa se privar de coisas boas. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lucinha!
    Vou salvar o link, pois pretendo seguir aprendendo nutrição "até o doutorado".
    Eu até que encaro bem as comidas meio naturebas e gosto de fazer experimentações, todavia os dois machões aqui de casa torcem os narizes para quase tudo. Até já me apelidaram "Maria Gororoba".
    Agora que estou apenas na manutenção, sei que posso deixar algumas privações, porém apenas de vez em quando e nas pequenas quantidades... não quero estragar um serviço bem feito.
    Fico grata por seu apoio, pois manter os 63 kg é minha meta - possível, contudo gerida por policiamentos constantes.

    Grande beijão também procê!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cris !! Eu ainda estou na luta mas não desisto e por incrível que parece tbm ando me sentindo muito bem com as minhas mudancas de hábitos.
    Bjokas e otima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renatíssima!
      Olha, é um baile de valsa a tal reeducação alimentar: acertamos uns passinhos, voltamos alguns (pois ninguém é de ferro), e logo retomamos o ritmo.
      Nos finais de semana o deslize acaba acontecendo, contudo as nutricionistas concedem um dia semanal de folga, até mesmo para equilibrar o lado emocional.
      Preciso agora tomar cuidado com o inverno e suas tentações, pois manter o peso é bem mais difícil que emagrecer, por demandar mudança de hábitos para o resto da vida.
      Uma sorte excelente na sua reeducação também,
      outras beijocas de um Brasil interiorano.

      Excluir
  6. ~ Eu sei muito bem de que grande façanha falas e aproveito para, novamente, parabenizar-te.

    ~ De vez em quando, 3 - 4 vezes por ano, faço uma refeição de batatas fritas, em palitos grossinhos. Ponho no azeite de oliva, dentes de alho, que ponho de lado, quando louros.
    Retiro todo o excesso da gordura com papel absorvente, e como com alface e tomates cereja ou algum molho de tomate, servido à parte.
    Para sobremesa, iogurte simples com canela, para fazer baixar o índice glicémico.
    ~ ~ ~ Comidas como uma assumida guloseima de exceção. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ Obrigada pela força que dás no teu artigo. Bem preciso! ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ Beijos, da tua amiga gulosa. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  7. Oi, Majo!
    Estou aprendendo tanto com você!
    Foi ao final de 2013 que comecei a mergulhar de fato na alimentação balanceada, me aprofundando na teoria e principalmente colocando em prática.
    Eu também evito frituras, consumo em festas apenas. Para guloseima, gosto de usar o mel puro, forrando uma xícara de café. Também congelo um iogurte de coco ou morango, menos mal que sorvete.
    Gulosas todas somos, principalmente nas horas vagas!
    Beijocas de cá também.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.