18.4.15

Maioridade penal e T.D.O.

Imagem
Toda essa discussão minimalista de achar que uma simples medida de redução em dois anos fará diferença me assusta! Outros países reduziram e voltaram atrás por ineficiência da medida.
Jovens ricos, que podem pagar excelentes advogados, sairão privilegiados como sempre; os pobres abarrotarão ainda mais as cadeias, saindo de lá com "doutorado", alguns anos depois.
Há aqueles discursos exaltados referindo que a educação, como entidade mágica, é a solução para todos os males... discursos abstratos, generalistas.
Levando ao pragmatismo, nós, pedagogos, realmente temos boa parte da solução. Desde a alfabetização (6 anos), já podemos detectar vulnerabilidades.
Aquelas crianças desafiadoras e negativistas podem estar externando sinais de T.D.O./ T.P.D., sendo  importante lembrar que cerca de 90% dos adolescentes infratores reincidentes apresentaram esses sinais na infância, todavia ninguém os ajudou a reverter, nem orientou os leigos pais.
Logicamente não é regra. Uma criança pode estar apresentando os sintomas em decorrência de um trauma. Tanto que nos relatórios para psicólogos e outros profissionais, nós apenas descrevemos os atos concretos, sem etiquetar crianças.
Ao disciplinar, dizemos em voz baixa e acocorados frente à criança:
_  Eu gosto muito de você. É com o comportamento inadequado que estou descontente e não contigo.
Entretanto, se houver um protocolo para rastrear traços exacerbadamente desafiadores e negativistas desde a educação infantil, aos 6 anos já é importante iniciar um tratamento multiprofissional.
Aos 8 anos, quando a fase das funções semióticas (jogo simbólico ou faz-de-conta) desaparece, fica mais nítido e sério o problema e a criança passa a ser taxada com "má índole", "mal educada", "sem limites".
Chegando na adolescência à deriva, a criança carrega tais comportamentos já exacerbados e o rótulo muda para Transtorno de Conduta.
E aí você me acusa:

_  Cri, então aquele garoto que atirou na filha de minha amiga podia ter sido "salvo" na infância e vocês, pedagogos, não fizeram nada?

Estou tentando sair desse "nada" aqui.  
Informação é uma arma poderosa. Você deve pesquisar muito em fontes confiáveis (sites de universidades) e formar uma rede de informações. 
Muito mais importante que baixar a idade penal é  cuidar do TDO, pois aos 18 anos, o rótulo muda novamente: "Banditismo".
Nem todo bandido foi um TDO na infância, porém os TDOs costumam exercer função de liderança importante dentre os bandidos.

2 comentários:

  1. ~ São crianças que deviam ser acompanhadas, permanentemente, por psicólogos.
    ~ Quase sempre, são provenientes de famílias disfuncionais.

    ~~~~~~~~Abraço amigo~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. E esse acompanhamento não vem. Passa-se uma década e os vemos por aí sem trabalho, metidos em encrencas. É terrível para uma professora a concreitização de uma tragédia anunciada.

    Abreijos em alerta

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.