30.7.15

Inflamação crônica

Resultado de imagem para macrófagos microscopio
Os processos inflamatórios crônicos desencadeiam as piores doenças no nosso organismo, como câncer, diabetes, arterosclerose (infarto), demência, artrite reumatoide ... Enfim, quase tudo que termina em "ose e ite".
Uma inflamação ocorre como resposta imunológica contra uma infecção, lesão ou suspeita (invasor "psicológico"). Seu objetivo é destruir os agentes agressores e cessa quando elimina a causa ou mediadores. 
Quando o agressor persiste ou parte do material necrótico não é reabsorvido, ocorre a inflamação crônica e generalizada que pode causar sintomas difusos.
Micro-organismos, reações autoimunes, mutação genética e agentes irritantes ou tóxicos (inclusive dos alimentos) são as principais causas.
Macrófagos são urubus faxineiros células canibais que "comem" material estranho e restos necrosados, partículas inertes ou patógenos, contribuindo para a desinflamação. 
É uma "briga" imunológica constante, onde destruição tecidual e reparação com cicatrizes ocorrem simultaneamente.
Em obesos, a proteína RBP4 no tecido adiposo induz resistência insulínica e inflamação sistêmica.
Dietas com excesso de glúten, laticínios, açúcares, proteína (sobretudo purina), industrializados, antinutrientes, alimentos deteriorados, são suspeitos por desencadear severos processos inflamatórios além do estresse, fumo e álcool.
Não se sabe exatamente o que estimula a inflamação crônica e não se conhece com profundidade os padrões, dificultando novas opções terapêuticas para eliminá-la.
Na medicina natural ou alternativa, o jejum metabólico intermitente é um aliado terapêutico para aliviar o sistema imunológico por períodos de 24 horas semanais, propiciando reparações internas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.