21.11.13

Reminiscências...

Minha primeira escolinha, em 1970, na fazenda vizinha ao sítio do "Vovô Eurico", tinha uma sala e um banheiro (sem a descarga, nem corredor). Dona Iolanda, que as crianças diziam "Orlanda", vinha da segunda cidade após ali. Era o elo diário com a "civilização", chegava de ônibus e a esperávamos na beira do asfalto (rodovia).
O banheiro só era para ela, e os garotos "repetentes" colhiam água no riacho para atirar ao vaso, nós usávamos as moitas de capim napier aos fundos! Um dia, o capim cortou a dobrinha entre meu pé e perna (sinto a dorzinha ardida).
De casa à escola, eram quase quatro quilômetros, todavia para perninhas de seis anos e meio, se convertiam em oito... o sol do meio-dia na ida, as chuvas torrenciais na volta!
Nos debruçávamos à beira do córrego (corguin) e bebíamos, mesmo sem muita sede, pois sabíamos que após aquele trecho, nada de água.
O caminho da escola era sempre uma aventura, e na maioria das vezes, festiva. Procurávamos por pedras de breu no barranco, mesmo sem saber o que é breu, ou para que serve... desviávamos para procurar maracujá roxo, mesmo sem saber que há a época propícia à frutificação.  
Por várias vezes, havia acampamento de ciganos nas terras do "Tio Antenor", e tínhamos medo de passar tão próximo. Ficavam por semanas e iam às casas nos pedir alimentos, ou praguejar quando não doávamos, fomos nos acostumando.
Era interessante observar aquela cultura tão diversa. Os trens (alumínio) ficavam secando num galho de árvore todo enforquilhado, fincadinho ao chão. Se tivéssemos árvores de natal, os assemelharíamos a elas!
De origem indiana, os ciganos adoram tudo que brilham. Encapam os dentes com ouro ou prata.
Imagem    Imagem

Quão poucos alunos conviviam na escolinha! Isso não tem preço... diferente da "carregação" massificada da cidade, que faz produção em série de alunos. Nós tivemos o privilégio de ser indivíduos, por não precisar estar num "depósito de crianças"!

Esta é a ferrovia que desce de Poços de Caldas-MG a Águas da Prata-SP.
A escolinha ficava abaixo dela: Fiz excursão da escola a pé pela pastagem (no 3º ano), neste dois locais! Este túnel foi estratégico na Revolução de 1932, e na Estação Tajá, (onde o homem caminha) formou-se um quartel.

Imagem: daqui

2 comentários:

  1. Que lindas le,mbranças de um tempo bem legal! Essa ferrovia, linda!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Ótima sexta-feira, Chiquinha!
    A infância tem mudado muito, para melhor e para pior... eu tenho alunos que não sabem o que é um quintal, só ficam na frente da TV e computador.

    Abreijos.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.