22.10.13

Mantiqueira


Há maior belezura que esta eminência? Nenhuma cidade poluindo até onde a vista alcança! 
O nosso Planeta Terra é de fazer inveja a qualquer alienígena que acesse a rede mundial de computadores! 
Vivo apenas na rabiolinha à borda oeste desta magnânima Serra, porquanto em meu município, há vários estabelecimentos e loteamentos que possuem este belo nome, tamanha pretensão pertencimento à "mãe serra".
A afetação  é tão robusta que eu diria: o "crânio" da Mantiqueira é aqui... uma febre de 39,75º com interveniência na própria geografia.
A altaneira Mantiqueira abriga quatro dos dez maiores picos brasileiros. Ela contorna três estados: SP; MG; RJ, delineando a fronteira, e atinge 2.798 em sua cumeeira maior.
Possui cachoeiras e regatos em qualquer rasgão, hidrata quase 70% da população economicamente ativa do País (cerca de 15 milhões de pessoas).
A "serra que chora" ou "casa das chuvas", que verte águas cristalinas em vários pontos, é também mineral: Caxambu, São Lourenço, Cambuquira, Serra negra, Poços de Caldas, Águas da Prata, Caldas, Lindoia...
Este poderoso sobrenome Mantiqueira, é subdivido em diversos prenomes. 
No famoso "Pico do Gavião" (veja imagens), a oito km do sítio da Avó,  o prenome é "Serra do Caracol", na borda sul do complexo alcalino de Poços de Caldas (vulcão).
O Pico do Gavião (abaixo) é considerado um dos melhores locais do Brasil e até do mundo para se praticar parapente, voo livre ou paraglider. Com um bom binóculo, se avista mais de 30 cidades, num ângulo completo (360 graus)!

As unidades de conservação nela existente são uma "caderneta de poupança" com espécies muitas vezes endêmicas, tanto em  flora quanto fauna. 
A avifauna é deveras variada: gralha-azul, tucano, maitaca, inhambu, jaçanã, seriema, gavião carcará, corujas, dentre tantos.
Veado campeiro, lobo-guará, onça parda (suçuarana, puma, leão baio, pantera ou jaguar), cachorro-vinagre, jaguatirica, paca, macaco sauá,  bugio, quati,  esquilo, ouriço caixeiro, lagarto teiú são exemplos da fauna. 
Minas é a maior donatária, com cerca de 60% da cadeia montanhosa que beira 500 km de extensão! Uma cultura tradicional cabocla ainda está preservada por essas bocainas e boqueirões, com culinária de causar salivação.
Nas áreas de pico elevado, a temperatura por vezes se aproxima de 0º no inverno, com possibilidade de geadas, dando aquele charme à região, que possui campos de altitude e rincões de mata atlântica semi preservada.
As araucárias (coníferas) dão um espetáculo visual, assim como a embauba prateada, as quaresmeiras, ficheiras e minhas czarinas paineiras, pitangueiras, jatobazeiros, jacarandá, cedro, canjerana, guatambu, ipês, canela, angico, jequitibá, dentre tantas outras (eu amo a lobeira: veja  ).
Trilhas centenárias são mantidas vivas nos espigões de serra por aventureiros: motoqueiros, jipeiros,  gaioleiros, ciclistas, cavaleiros e peregrinos a pé. Bonito de se ver! 
A raça canina Pastor-da-Mantiqueira, também denominada "Policial" pela aptidão ao pastoreio, foi sendo apurada na lida diária de peões e tropeiros, tornando-se endêmica da Serra, todavia está em risco de extinção pelo excesso de miscigenação com outras raças.

Em quinze de novembro, estaremos seguindo com três veículos 4x4 sobre ela, rumo à Aparecida do Norte, pelo famoso "Caminho da Fé", criado pelo senhor Grings.

Fontes de apoio: Wikipédia /  Fundação Mantiqueira  /  aqui
Fonte das imagens:aqui   e    aqui 

4 comentários:

  1. Tudo bom Cristina?

    Eu simplesmente ADORO Minas Gerais, algumas das cidades que cita no texto eu conheço.
    Minas é linda de ver, de comer e acredito de viver lá também!


    Beijos


    Audeni

    ResponderExcluir
  2. Oi, Audeni, estou ótima! E você?

    Faço minhas as suas palavras; se um dia necessitar transferir-me para outra região, espero que seja para o interior mineiro...
    As montanhas (acho que não vivo sem elas), a vegetação das fazendas leiteiras, a cultura, o sotaque, a espontaneidade na população de cidades pequenas com seu jeito caboclo de viver.

    Outros beijos procê.

    ResponderExcluir
  3. O que enche os olhos é este mar de montanhas.
    Mesmo com toda invasão que se processa sobre ela, permanece como encantada a Mantiqueira neste abraço entre estados.
    Vi uma reportagem linda sobre os tropeiros que ainda mantém a tradição da venda de seus produtos em lombo de mulas e cavalos.
    Boa postagem Cristina sobre este paraíso.
    Um abração mineiro.
    Bjo de paz e luz amiga.
    Nós nasceu lá no mato e nós tem cheiro de terra e de mato, nós é de Minas tão Gerais uai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Toninho, este meu geofanismo com a Mantiqueira me deixa meio mineira também.
      A verdadeira expressão de ficar em cima do muro, é estar nesta divisa montanhosa: geograficamente paulista, emocionalmente mineira.
      I nóis segui caipira memu... Ô trem bão!
      Outros beijos.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.