8.10.13

Universidade à distância

Terminei em maio de 2012, uma Especialização pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG: "Educação Empreendedora".
Este curso visa preparar a criança desde cedo, para os desafios do mercado de trabalho, desenvolvendo potencialidades e detectando talentos.
Tivemos quatro encontros presenciais no Polo Universidade Aberta do Brasil. Começamos pela aula inaugural, para orientações gerais e para nos cadastrarmos à Plataforma Moodle  (foto).
A primeira parte das avaliações ocorreu após o término de metade das disciplinas, sempre nas manhãs de sábado, uma seguida à outra e com consulta.
A segunda e última parte das avaliações e orientações sobre a temida monografia, ocorreu quando terminamos todas as disciplinas.
O último encontro, e mais tenebroso, já foi com a apresentação da monografia pronta, onde explanei sobre o "Virador": aquele micro empreendedor que é um "faz tudo" na sua empresa (inspirada no Par).
Foi um ano e oito meses de aprendizado, dificuldades, insegurança, conquistas, desespero, e por fim a vitória! O certificado...
Parece que estou me "gabando", contudo tenho 49 anos! Vivi na roça até os treze e o aceso à tecnologia me veio bem tarde. Professora alfabetizadora não lida com equipamentos de ponta no seu cotidiano.
Tive que diminuir ainda mais meu tempo livre, me excluindo de passeios em fins de semana,  para dar conta de tantas leituras técnicas, trabalhos para enviar, pesquisa de campo.
Foi tudo muito novo, não tive tanto problema com a administração do tempo para os estudos, todavia dominar a Plataforma gerou insegurança. Ser aluna de uma máquina é estranho...
Muitas vezes não ter com quem tirar dúvidas, não ter seu professor ou tutor cara-a-cara, é assustador, porém nada se compara à dificuldade para fazer a monografia em si, que ficou por último.
Por causa de alguns alunos retardatários, os prazos foram se estendendo angustiantemente, pois a equipe não podia sair de São João Del Rei, lá em Minas Gerais, para atender apenas parte do grupo...
Eu já havia feito Especialização: "Psicopedagogia", pela Universidade Católica, também em Minas Gerais, contudo foi semi presencial (de 1998 a 2000), e igualmente desafiante.
A psicopedagogia nos ajuda a detectar síndromes, transtornos, distúrbios e a lidar com deficiências físicas, sensoriais e principalmente intelectuais (as mais comuns).
Tento não me sentir velha, não desanimar, vencer os desafios da informática e fazer os cursos bem feitos, pois acima de estar obtendo qualquer aprendizado, preciso dar o exemplo a meu filho, sei que ficou orgulhoso em saber que tive louvor nas duas Monos, após fazer e refazer inúmeras vezes.
Os Polo de Educação à Distância são vanguardistas, nos levam a ultrapassar limites inimagináveis e nos trazem para perto, Universidades Federais de qualquer região do Brasil. Muitos cursos de graduação estão disponíveis, a um clic de nós.
O mais importante em um curso assim, é a dedicação, responsabilidade, e sobretudo autonomia, pois ninguém diz presencialmente o que fazer, quando enviar os trabalhos, nem dá explicações físicas.
O elo com a universidade é a plataforma e o tutor à distância, pois os tutores presenciais geralmente só tiram dúvidas na área de informática, no uso da ferramenta (plataforma). E o tutor à distância não é tão disponível.
Hoje faço um curso de dois anos: Pacto Nacional pela Alfabetização - do MEC, mas é presencial, e com minha própria chefe (o que tem o lado bom e o ruim).


As três à esquerda, sentadas ao computador: Ana, eu (escondida atrás da Ana) e Patú (estas duas colegas de trabalho foram praticamente a única fonte presencial para troca de dúvidas e soluções). 

Fonte da imagem: uabsjbv.blogsport.com.br .

4 comentários:

  1. arabéns pela tua força de vontade e determinação.Valeu muito e isso só acrescenta, ainda que nem sempre haja o reconhecimento merediso por parte de quem de direito! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chiquinha!
    Olha, não tem um ano, destes vinte e poucos que trabalho com crianças, sem fazer cursos.
    Sabe que ainda é pouco? Os alunos demandam muitas áreas do conhecimento, e o MEC quer virar o jogo educacional rapidamente.

    Grata, viu? Outros beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristina!
    Aqui na Suécia é bastante normal fazer cursos à distância. Eu adoro esse sistema pois permite a todos aprender algo novo independentemente de onde vivam. No entanto, concordo que é bastante estranho não ter um professor com quem tirar dúvidas ou colegas com quem socializar... Eu já fiz (e estou fazendo neste momento) cursos à distância e sinto na pele os dois lados da moeda.
    Beijos e boa sorte com os estudos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Joana!
    Realmente, há prós e contras: num país continental como o Brasil, contendo rincões pouco acessíveis, a educação à distância é uma "mão na roda".
    Eu considero uma modalidade sofrível para adolescentes, pois os namoros e transgressões ficam restritos, e a auto disciplina deve ser grande.
    Na outra ponta, também é sofrível a educação integral para adolescentes, pois deve haver vida além da escola, propiciada pela flexibilidade da educação à distância.

    Boa sorte também a ti,
    outros beijos.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.