15.10.14

FEIJÃO

De molho em bastante água.com pouquin de vinagre.
Tão simples quanto fazer pão, todavia também requer tempo de espera. É muito, muito importante deixar de molho em ambiente ácido (água com xicrinha de vinagre) ao menos 8 horas, não só para ficar mais clarinho e cremoso ao final do cozimento; principalmente para amenizar os efeitos dos anti nutrientes (sobretudo lectina) presentes nos grãos.
sabe aquelas flatulências causadas pelo feijão, que significam má absorção intestinal? Fazendo assim, amenizam muito! 
Se vou cozinhar cedinho, ponho de molho antes de dormir. Se cozinharei à noite, deixo desde cedo. O ideal é bastante água, pois os grãos vão inchando. Feijão novo (acabado de arrancar da plantação) requer menos tempo. Importante escorrer a água e lavar os grãos. 
Duas variedades
Na panela de pressão, refogo alho na banha. Acrescento o feijão após afastar a panela do fogo e esfriar um pouco. Água uns três dedos acima (se os grãos estiverem inchados). Sal marinho (pouco). Para quem gosta de cebola,  uma inteira; ela se desmancha com a pressão (no feijão, eu não gosto). 
O tempo de cozimento dura cerca de 40 min., dependendo do fogo e quantidade. Eu misturo um feijão maior, ou diferente com o carioquinha (que o "Fiotão" prefere). Em um Kg de carioca, meio de outro, para cozinhar duas vezes. Feijão preto, sem mistura, vai quase um Kg de uma vez. 
Deixo apurar um pouco após destampar (acabada a pressão). Eu coloco em tigelinhas de vidro (tipo sobremesa), plástico não combina com calor. Ao esfriar, a maioria vai ao congelador cobertas com filme PVC para dez dias de sossego.
Pronto para congelar, quase sem caldo.
Não faço nada na pressão com orégano, pois pode entupir a válvula. Após tirar a pressão, quem gosta põe. Evito produtos gordurosos: bacon, linguiça; deixam o feijão gostoso, porém são calórico demais.


2 comentários:

  1. Que delícia e quando bem preparado como aqui, muiiiiito bom! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, Chiquinha!
    Um feijão com arroz facilita nossa vida na cozinha. Depois é só acrescentar (a mistura) o complemento!

    Beijão a ti também

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.