6.8.12

Jatobá

Não posso dizer que esta fruta seja deliciosa. Aliás, posso sim! Pois para mim, é! Adoro jatobá... desde seu formato, sua coloração, seu aroma, seus caroços, sua rusticidade e durabilidade, seu sabor exótico.
Aquele pozinho cor de cocô de bebê, grudando pela boca, e com cheirinho de chulé, não agrada muita gente (nem muitos animais), todavia comigo é diferente.
Ontem subimos ao pasto do "Tio Nízio" para procurar as frutonas. O exuberante jatobazeiro estava atapetado de frutos pelo chão, e prontinho para a frutificação seguinte.
Então foi só catar recolher alguns, atirá-los numa pedra para que abrissem (à custa de boa força). Só outro membro da equipe também gosta (contudo apenas experimentou).
É riquíssimo em ferro e serve também para confecção de doces. Seu tronco fornece madeira nobre, é natural da Mata Atlântica, e também ocorre na Amazônia. Cuidado para não engasgar, é seco demais!
Eu comi dois frutos e trouxe mais quatro para casa. O sabor de infância é inconfundível, a gente se nutre de "farinha esverdeada" e de lembranças, pois fui criada "embaixo" de um majestoso pé de jatobá.
Me lembro de quando surge a floração, e dos inúmeros "fetinhos" da fruta abortados, todos forrando o "terreiro", dava um trabalhão para varrer!
Os jatobás verdes são molinhos, então vão adquirindo um tom de marrom e suas cascas ficam duras feito madeira. Um mistério da natureza tamanha perfeição de embalagem.
Suas folhas são arredondadas, repartidas ao meio e de um brilho intenso, quase surge um coração. Na galhada, fazíamos balanço de cipó. Um dia arrebentou morro abaixo, e lá se vai alguém para cima de muitas folhagens (sorte)!
Os grandes e escuros caroços são fortes e servem a diversos brinquedos, basta utilizar a imaginação. Quando brotam, são de um vigor e fortidão que facilmente dão lugar a outra planta. Pela redondeza, os animais plantam jatobazeiros com seus ânus (se é que me entendem)...


Imagens: Google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.