15.8.12

Justiça Eleitoral



Fui chamada! Eba!
Desta vez não havia sido notificada e estava com despeito. Fingi não me importar muito, embora estivesse me sentindo preterida: Por que não mais? Me trocaram por quem?
Contudo hoje, bem no início da tarde, alguém me liga: após 16 h pode passar no cartório. E ao sair com o livreto e a convocação, dei saltinhos pela calçada, até a moto.
Sei que é permutar seis por meia dúzia: trabalho um domingo inteiro, das 7 h às 18 h, com um lanche merreca no almoço, e no futuro troco por dois dias letivos (meio período); todavia é uma "caderneta de poupança", posso ir para a praia...
Trata-se de um trabalho árduo e com muita responsabilidade: chegar antes, conferir todo o material, afixar cartazes, instalar a urna eletrônica e encobrir a fiação, acertar a posição perfeita da cabine, das mesas de acordo com os mapas.
O presidente recebe treinamento anterior, porém a maioria das informações são por escrito, consultando manuais. Cada qual tem sua função teórica, porém na prática há momentos em que fazemos revesamentos e todos se auxiliam.
Ao ligar a urna, conferir todo o "cabeçalho" e emitir a zerézima, que é retirada e assinada pelos presentes, ao final do dia seguirá com toda a documentação para o local de apuração.
Na lista dos que tem preferência por votar, entramos também nós, então votamos antes dos eleitores leigos. Há uma série de regras a seguir e documentação dos eleitores a conferir, números a digitar, as ocorrências devem ser anotadas em Ata pelo Secretário (alcoolismo, identidade difusa - foto, e outros).
Sempre o primeiro eleitor leigo a votar necessita permanecer na sessão até o término do segundo. Caso o eleitor se recuse a votar, em branco ou anular, não receberá comprovante. Poderá retornar mais tarde e votar.
Após o último voto, imprimir o boletim de urna. Conferir bem a primeira via, e emitir mais quatro, que serão rubricadas pelos convocados.
Iniciar desligamentos, fechamento de documentos, assinatura de Ata e empacotamentos. O presidente leva a urna e toda a documentação ao ginásio indicado, em carro próprio, estacionando longe, carregando peso.
A sensação de dever cumprido, de ter participado de algo grandioso, de pertencimento...de ser eficiente...é bom!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.