27.9.12

Briga de galos...

Imagem:   aqui   
Trata-se de um movimento anárquico que aparentemente se discimina na saída de escolas com adolescentes.
Algum determinado grupo elege uma dupla de alunos (as) propensos a conflitos, passando a incitá-los, ainda dentro das escolas.
Quando então, na saída, a pancadaria se instala, a incitação aumenta, para que os vídeos feitos com celulares, atinjam a net.
O que sai na mídia, geralmente é alguém sendo altamente vitimizado (o que apanha mais) e alguém sendo acusado (o que domina o ringue).
Todo o contexto anterior, o histórico não somente da dupla, mas principalmente de todo o grupo incitante, nunca é demonstrado. 
As chamadas "gangues" envolvem sim a dupla-chave, contudo também os que incitaram, não defenderam, utilizaram a imagem degradante na net, e muitas vezes passam desapercebidos.
A dupla nem se dá conta de que foi usada. Fica o trauma para as duas famílias, que por sinal, estão perdendo as rédeas destes adolescentes "chucros" a um bom tempo.
Um fato assim, aconteceu aqui nesta cidade não tão violenta, à porta de uma escola estadual. Rapidinho, o vídeo estava "bombando".
Será que nada acontece com quem publica algo assim? Se passa por simples expectador? Não é omissão de socorro? E quanto ao uso indevido de imagens?
Digo isto porque hoje tivemos reunião do conselho de escola, justamente por indisciplina e sanções possíveis. E nossos miúdos são infantos. Que será do futuro?
Eu, aos treze anos de idade, recebi de presente de aniversário da patroa (num açougue de frangos), o registro em carteira.
Meu tempo e energia, assim como de meus convíveres de mesma idade, eram canalizados ao trabalho. A carga horária obrigatória era de 48 horas semanais, com horas extras, tínhamos 50, 55.
À noite, na escola, éramos pacíficos e interessados em evoluir. Sabíamos bem o valor de tudo: da convivência, do dinheiro, do tempo, da  suada educação... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.