12.10.12

Faxina? Quero morar em dois cômodos...

Fonte:  esta     
Tenho uma mocinha que me limpa a casa aos sábados de manhã. Sua tia já me ajudou, depois a mãe por três anos, agora ela quase três.
Ela tem casamento amanhã, e não virá (e sairei de madrugada para Campinas). Estou no batuque desde 5 da manhã; tirando 1 h de caminhada, só trabalho!
Fiz menos coisas que ela e demorei bem mais. Ela vem das 6h 30 às 11h 30, sendo que divido a faxina pesada em 6 semanas: uma para cada cômodo grande.
Os banheiros, lavei "a seco". A salona? Ignorei. Cuidei das plantas, que imploravam desde as férias de julho...
O quarto do "Fiotão" leva horas. E a máquina sempre lavando as roupas. Tira e põe (e varal). Estou com um "Everest" à frente para ser dobrado.
Passar roupas não dói: seleciono as estritamente necessárias, 2 h por semana, no domingo de manhã.
Cozinhar e lavar louças, mesmo sendo cotidiano, tranquilo. A faxina é maligna! 
A 20 anos, quando iniciei em escolas, várias professoras tinham empregadas em tempo integral. Depois passou a 3X na semana, 2...
Vieram então as diaristas: 1X na semana, quinzenalmente, a cada 20 dias, agora 1X ao mês. Aumenta-se o custo, diminui-se a quantidade. 
Prefiro toda semana meio período, embora muitas não aceitem. A minha estuda de manhã (ensino médio), é babá de minha aluna à tarde; vem prá mim no sábado de manhã (como sempre preferi), e tudo se encaixa.
Aos sábados, trabalho até meio dia na firma do Esposo, e dou uma "catada" à tarde, no que fica para trás.
Ele? Nem pensar... são 65 h semanais por lá (e só). Neste "feriadão", está dando voltinhas de caminhonete.
Ui! Hora de tirapõe na máquina!

2 comentários:

  1. E assim vamos, Cristina, pois a vida da mulher parece que é essa mesma, galgue ela os degraus que for. Ajudante está a cada dia mais difícil, querem ganhar muito e trabalhar pouco e mal.
    Para mim, o difícil é cozinhar e passar roupas. De arrumação entendo e gosto. Mesmo assim estou nesse batido, embora não tenha mais a mesma agilidade e disposição.
    Bom final de semana, sem cansaço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucia! Grata pela visita...
    Tem cada mansão aqui por perto, imagino quem limpará daqui a 15 anos.
    Creio seguirmos a tendência européia: cada qual por si.
    Um abração, e volte sempre,
    Cri

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.