4.10.12

Luiz Marins - palestra

A sete anos, paguei uma palestra com ele. Ontem à noite, ganhei o convite, via SEBRAE. Gosto de seu estilo, sua fala me atinge. 
Ele veio falar sobre a "Estratégia do oceano azul" - um livro francês traduzido.
O mercado tradicional é focado como  "Oceano vermelho", onde um concorrente tenta ensanguentar o outro. "Eu quebrei, porém o levei comigo!"
Dentro deste oceano vermelho, há mercados inexplorados, nichos que escapam à concorrência acirrada.
Um exemplo de oceano azul: uma empresa que faz algo muito bem, algo focado, personalizado, e as outras empresas, em vez de concorrer, terceirizam a ela.
Ele falou de uma papelaria no shopping, que faz embalagens de presente para as outras lojas: o cliente leva a ela, por conta da loja onde comprou.
Sua fala, assim como na TV, é descontraída, interiorana, graciosa (para mim, contudo há controvérsias).
Visto que qualidade não se discute mais, esta diferenciação agora deve ser aliada a custo baixo, e não um ou outro.
É claro que, num produto diferenciado, pouco concorrido, é possível agregar valor maior. 
A consistência do produto é fundamental: em todas as unidades deve haver exatamente a mesma qualidade de produto ou serviço. Ex.: um sanduíche tal deve ser exatamente igual em toda a rede. Os atributos não variam.
Criando nova curva de valor, deixe o concorrente irrelevante:
  1. Elimine atributos "chavão" (tipo carregador de malas em hotel).
  2. Reduza outros (diminua serviços como frigobar, sem extinguir).
  3. Eleve certos atributos para diferenciação (melhore a qualidade dos quartos).
  4. Crie novos atributos (estacionamento coberto).
É importante saber se o cliente vai pagar pelas melhoras, ou será aumento de custos. Lembrando que sucesso demora.
Focar em meus não-clientes: o que eles fazem em alternativa a meus produtos ou serviços? Lembrando que meus concorrentes podem ser meus maiores clientes. 
Posso me especializar e atender terceirizadamente, meus concorrentes, numa parte de seus produtos ou serviços.
Ex.: Fazer determinado documento complicado para todos os escritórios de advocacia. Sai mais barato e bem feito, delegarem a mim.
O foco não dispersa os esforços - habilidade específica. A singularidade traz a diferenciação. 
A nitidez traz confiabilidade. Clareza na comunicação. 

Fonte:    aqui   
  

2 comentários:

  1. Cris,
    Desculpe, não ter vindo antes aqui, mas ando enrolada, no entanto cheguei hoje e já gostei do que li e vi.
    Continue blogando, é uma delícia e encontrará pessoas boas e receptivas por aqui.

    Coloquei um post que ficará apenas mais um dia e na verdade é um convite para participar de uma brincadeira no dia das crianças. Envie uma foto sua quando criança para participar da brincadeira. O email está lá no post, confira, ok.
    Aguardo a tua fotinha, pode ser em preto e branco, inclusive, ok.
    beijocas cariocas



    ResponderExcluir
  2. Ahhhh Beth!
    Só tenho três fotos de minha infância (antes dos 10 anos)... e estão na casa da mãe.
    Você me deu uma boa ideia para digitalizá-las (se a mãe emprestar), todavia ainda não tenho sccaner.
    Estou indo te visitar,
    Um beijo da Cri.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.