6.10.12

Que manhã feliz!

Esta história de blogar tem início, como tudo:  Em agosto de 2010, pesquisando os diversos motivos que colocam a Noruega, um país pequeno, desconhecido por aqui, entre os melhores índices (e quase sempre o melhor) de IDH mundial, encontrei o primeiro blog que passei a seguir.
Eu havia terminado um curso de LINUX (software livre), onde abordava os blogs, que até então nunca tinham me atraído. 
Este blog, narra a história de uma garota como todas nós, porém com sua vida singular, também como todas nós.
Ela saiu da cidade de SP em 2006, para unir-se em matrimônio (uma singela história de amor...), com um norueguês; como muitas mulheres ao longo deste Planeta.
Antes, professora particular de inglês, retomou a vida profissional (rapidinho) como faxineira, em horário parcial, estudando muito.
Com cerca de três anos por lá, já recebeu uma proposta como professora, na ilhazinha bucólica onde viviam.
Eu li o blog, como um livro autobiográfico, me identificava com aquela alma límpida; em alguns posts, relia.
Me apaixonei pelo casal. A escrita dela é matemática, centrada, cuidadosa, delicada, magnífica!
A partir daí, passei a seguir outros blogs, apenas em 2011. Estava "atolada", devido à Especialização na Universidade Federal, e me animava absorvendo a energia da garota guerreira.
Nunca comentei, pois considero complicado aparecer "na casa dos outros" como anônimo.
Fiz planos de iniciar um blog, justamente para isto, interagir!
Em maio último, fim da monografia... acabou o curso. Junho: fechamento de bimestre letivo. Um mês de férias em julho, ajeitando a vida e inciando o bloguinho (magrelo...).
Por que estou tão feliz? A companheirinha de blogagens voltou a postar após quase três meses!
Aprendi tanto com a "Brasiguesa", agradeço imensamente! Ela nos mostra, que qualquer lugar é bom e belo, depende de nós...
Eis um almoço típico norueguês, jamais imaginaria um país frio almoçando sanduíches...
Link: neste blog aqui

6 comentários:

  1. Nossa, eh o blog de Raquel (acho que eh com 'qu' como o meu nome também, espero não ter escrito errado). Menina, ela eh guerreira mesmo, eu também acompanho por lá e percebi que ela não tem postado muito, mas sempre achei muito interessante a forma como ela mostra a evolucão dela por aqui, com toda inteligência comecou ralando na faxina, afinal dinheiro todo mundo precisa, e foi lutando e conquistando o que queria. Legal você mencionar o blog.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adivinhã!
      Creio que pelo fato de vocês, em todo o Planeta, deixarem suas zonas de conforto e se aventurarem em outro país, já deixa claro a veia empreendedora!
      Me orgulho de nossas brasileirinhas guerreiras que conseguem se adaptar tão bem, estabelecendo seu "local de querência" em cada cantinho do Globo...
      Fico grata pelo intercâmbio,
      Cri.

      Excluir
  2. Hehehe o almoço daqui desanima! Eu continuo almoçando como aprendi no Brasil. A Noruega tem muitas coisas boas, mas morro de saudades de coxinha com bastante pimenta! Rs. Legal seu interesse pela Noruega, eu costumo dizer que aqui não é outro país e sim outro planeta! Klem.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcela!
    Imagino que pelo dia ser mais curto em determinadas épocas do ano, parar a rotina e fazer almoço, ou ir almoçar fora do trabalho, tomaria um tempo precioso.
    Este hábito foi exportado aos USA com a colonização, como relatado nos livros de Laura Ingalls Wilder.
    Grata pela visita,
    Cri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria das empresas, assim como escolas e creches, o horario de trabalho eh das 7 as 15hs, com intervalo de 30 minutos pro almoco. Claro que isso não eh uma regra geral e que escolas funcionam a noite tambem, assim como creches ficam abertas ate as 16 e algmas pessoas (como eu) comecam a trabalhar antes das 7hs, mas no geral eh assim, 30 minutinhos pra comer. Aqui, pelo menos onde eu moro, não tem essa facilidade de restaurantes nas proximidades das empresas, com excecão pra quem trabalhar nos centros, mas mesmo que tivesse teriam dois detalhes: preco, eh caro comer fora, e tempo, pois com apenas 30 minutos fica dificil ir a um restaurante, fazer o pedido, comer e voltar pro trabalho. Então muita gente ou leva seu almoco de casa ou come na cantina da empresa (quando existe). Onde eu trabalho tem cantina, então no almoco temos salada, frios e pães. Ja em algumas empresas as cantinas oferecem almoco quente, algum tipo de carne e tal, onde eu trabalho so temos almoco quente nas sextas-feiras.
      Outro detalhe eh que as criancas nao chegam em casa e nem os pais na hora do almoco, e nem tem empregada domestica pra deixar o almoco preparadinho e nem servico de marmitas.
      Mas ainda ha outro detalhe que se deve levar em conta que é o valor da alimentacão aqui, então preparar almoco e jantar como fazemos no Brasil (no Brasil também nem todos almocam e jantam comida quente, lá pelo Nordeste é comum jantar de café (café, leite, pães, etc) e/ou sopas) sai caro aqui, pois é, nem todo mundo tá afim de abrir o bolso ou não cabe mesmo no orcamento. Conheco brasileiras que gostariam de fazer almoco e jantar, mas acham caro e outras que fazem, mantendo mais ou menos os habitos que tinham no Brasil.
      Quando estou em casa eu almoco, não gosto disso de pão no almoco e comida quente no jantar, então faco sempre uma salada e peixe pra mim. Ja meu marido não gosta de comida quente na hora do almoco, inclusive quando esta no Brasil, kkkk

      Beijo

      Excluir
  4. Então, Luciana! Não fica mais prático? E econômico...
    Aqui é calor e o povo come cada pratada no almoço, nem sei como aguentam o segundo turno de trabalho!
    O que adorei quanto à Noruega, é o fato de economizar tempo no almoço, e sair mais cedo.
    Grata pelas informações,
    Cri.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.