7.5.13

Abacate


Acabo de receber lindos e imensos abacates: seis! Eu os guardo em geladeira para não amadurecerem todos juntos, vou deixando um a um na fruteira.
O "Par" come um pedaço in natura toda manhã. Eu também gosto de levar à escola, para comer durante o recreio. É bem energético e sustenta até o almoço.
Quem me doou foi o tio Anísio: marido da irmã de meu pai. Ele tem uma pequena chácara aqui perto e sabe que gosto, então me fez este carinho.
A fruta é rica em magnésio (metaboliza a glicose e nutre os nervos e o cérebro), cálcio, ferro, fósforo (melhora o raciocínio), potássio (pressão arterial).
Faz bem ao coração devido à gordura monoinsaturada, também combate diabetes, colesterol (aumenta o HDL, que protege as artérias) e reumatismo. 
Contém o antioxidante glutationa e vitaminas A (visão), B1, B2 (ajuda a absorver carboidratos), E (fertilidade), K (formação dos cabelos).
Também contém açúcar, fitosterol (reduz o colesterol), lecitina (proteína que protege as células contra o câncer), tanino (sequestra radicais livres).
Tem ácidos oleico (filtra o colesterol ruim), linoleico (ômega 6), palmítico (usado em cosméticos).
Ajuda a reduzir a taxa de colesterol e pressão sanguínea; age contra prisão de ventre e perturbações digestivas.
É anti inflamatório; desintoxica o fígado; reduz fadiga mental; protege ossos e dentes; dá disposição; fortalece o sistema imunológico e ameniza doenças de pele (em emplasto).
Batido no liquidificador com água, torna-se uma ótima máscara para o rosto e restaura cabelos judiados. Basta aplicar e deixar uma hora.
Há inúmeros abacateiros nesta região e passarão 6 meses frutificando. São resistentes no pé, colhemos verdes e em poucos dias perdem o brilho e amadurecem. 
Nem precisa comprar, é abundante mesmo, sendo que na feira livre custam em torno de R$1,00 cada, ou três por R$2,00. Acessíveis a qualquer pessoa.

4 comentários:

  1. Olá cristina
    Eu simplesmente adoro abacate, legal não sabia de todos estes detalhes do abacate, amei saber, sempre pensei que a gordura dele não era boa, bom agora vou comer mais a vontade,rs
    Agradeço o carinho da visita.
    Uma linda sexta feira. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Verinha!
    O abacate é o "pão natural". Degustá-lo cedinho com café preto fervendo, vai muito bem. E não tem toda aquela química do nocivo pãozinho francês.
    Só há um inconveniente: é um pouco calórico. Nada é perfeito, não é mesmo?
    Outros beijos e excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristina!
    Tenho sentido sua falta, mas acho que andas bem acompanhada ou comendo delícias por aí e até se esquece do blog. hehe
    Meu marido adora abacate e compro apenas para ele, pois eu não curto, mas acho uma fruta bonita.
    um super abraço carioca e feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  4. Olá Beth! Estava com saudades de seus deliciosos comentários (sempre tão completos).
    Estou atordoada devido ao ano letivo... quantos detalhes com aqueles aluninhos!

    Quanto ao abacate, eu gostaria de aproveitá-lo mais em pratos salgados, mas a família torce o nariz.

    Um belo dia das mães também a ti,
    beijocas caipiras.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.