20.5.13

Cambuquira

Ontem, no sítio, fui caminhar cedinho e trouxe cambuquira de abóbora (também há de chuchu).
Para o almoço, lavei bem, piquei miúdo e refoguei com alho e um "tiquin" de gordura de porco. Acrescentei água para cozer e um tomate picado.
Há quem diga que a gordura de porco caipira (e orgânico) faz menos mal a nós e principalmente ao Planeta, que a soja (sempre transgênica). O sabor é inigualável!
Trangenia é a aceleração exacerbada de um melhoramento genético, que o homem, artesanalmente, levaria até milhares de anos para completar, dando tempo para a natureza se acostumar à mudança.
Cambuquira? São os brotinhos da abobreira: com os talos, flores, folhinhas, botões e até abobrinhas minúsculas.
Ato contínuo, fiz quatro omeletes fininhas, recheei com a cambuquira e enrolei (como panqueca). Servi com arroz feito com cubinhos de cenoura.
Complementei com docinho de bananas morninho e suco de limão cavalo, com água da serra, sem a máfia da controversa "aguinha mineral engarrafada" (E  existe água não mineral?).  
Nesta região serrana, a água de torneira é boa, meu irmão trata água (na Sabesp) a 15 anos, e confio na opinião dele.
E foi assim, a comida roceira simples, saudável e econômica, degustada ao sopé da Serra da Mantiqueira. Hoje devorei o restinho...

Fonte: http://www.cidadaonet.com.br/?pg=ceva-conteudo&id=7713

2 comentários:

  1. Sabe de uma coisa Cris? Morro de inveja de cozinheiras assim como vc...é que sou uma pilota de fogão da pior qualidade rsrs. Em compensação...um garfo guloso que só! Só de ler fiquei salivando!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Regina! Tudo "bão"?
    Bela a nova foto, este chapeuzinho ficou um charme.

    Sabe, o que eu gosto mesmo, é do resgate destes pratos antiquíssimos, inclusive bem mineiros.
    A cambuquira é negligenciada em favor de outras verduras mais difíceis de se cultivar. Uma abobreira fornece alimento durante vários meses, sem maiores cuidados (só não deixe um porco solto por perto).

    Outros beijos quase mineiros.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.