6.5.13

Organização e Planejamento

Fonte: http://www.alessandrarigazzo.com/2011/10/organizacao-por-onde-comecar.html
Iniciei meu trabalho numa escola no ano de 1992, desde então nunca mais parei de trabalhar com crianças e / ou famílias.
Através de observações constantes, pude confirmar uma constatação já antiga: o que faz uma família viver de forma minimamente digna, e criar os filhos com mais possibilidades de ascensão social no futuro, mesmo com renda próxima a outras é a capacidade de planejar e organizar-se.
Planejamento e organização são portanto, dois conteúdos matemáticos importantíssimos, a serem desenvolvidos com as crianças desda a creche, em atividades lúdicas. 
A organização têmporoespacial, a rotina preestabelecida, a esquematização (mesmo que mentalmente) de tarefas a serem cumpridas ou problemas a serem resolvidos, por graus de urgência ou importância, podem levar ao sucesso ou fracasso de uma empreitada.
Nas famílias desorganizadas, as crianças geralmente apresentam um rendimento escolar menor, pois tais conteúdos matemáticos são construídos, não são inatos, e pais desorganizados formam filhos desorganizados (se a escola não conseguir remediar). 
Quando se dizia que os homens são melhores em matemática que as mulheres, não se levava em conta esses dois quesitos interligados. Mulher pode ser ótima em matemática, prova disso é que muitas são arrimos de família e sustentam a casa com um salário mínimo. 
Uma atividade concreta simples que auxilia na aquisição destes conteúdos e pode ser feita também em casa, numa brincadeira, é o que denominamos "Organizando o Caos".
Pega-se uma quantidade razoável de sucata (tampinhas, embalagens diversas e afins) e distribui-se nos grupos ou duplas para que organizem.
De início não se deve estabelecer critérios de organização, para que novas possibilidades surjam. O mais comum é que arrumem por cores, então, com o passar do tempo, este critério deve ser eliminado para  permitir outras possibilidades.
Nesta brincadeira é possível trabalhar classificação, seriação, correspondência biunívoca, sequência lógica e recursiva, grandezas e medidas (quantificação, tamanho, vocabulário fundamental), espaço e forma (geometria, pontos de referência e posição).
Então vale a pena mandar a criança para a creche, apesar de que antes dos dois anos de idade, há risco de contaminação nos berçários (vírus, bactérias, fungos), e consequente uso de antibióticos em excesso.

8 comentários:

  1. oie Cristina, achei teu post interessantissimo e vou praticar esses exercicios com minha filhinha :)
    Eu conheci teu blog bem por acaso e amei!! Fico mto feliz em saber que vc ja acompanha meu blog a algum tempo. Tive que dar um tempo pq aconteceram mtas coisas na minha vida, mas agora ta tudo normal gracas a Deus.

    bjiimm e otima semana

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreza, como vai?
      É mesmo em idade de creche (1 a 3 anos) que se inicia a educação escolar das criancinhas hoje em dia.
      Aos cinco anos já devem estar iniciando a leitura e escrita de palavrinhas.
      Meus alunos de 6 anos sabem coisas que eu mesma não sabia aos 10!

      Eu estou curtindo as fases de sua gravidez contigo, pois ainda não tenho netos ("Fiotão" não colabora).

      Maravilhosa semana também a ti,
      outros beijos do interior de SP.

      Excluir
  2. Oi Cristina sou a Gabi filha da Verinha, quero te agradecer pelo comentário no meu texto que mamãe postou no blog dela, fiquei muito feliz de coração, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gabi!
    Olha, se eu tivesse tido a oportunidade de iniciar-me na blogsfera à sua idade, teria aprendido tanto (inclusive sobre mim mesma)...
    Vá em frente, pois você é muito talentosa.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,

    Identifiquei-me profundamente com seu post, eu sou maníaca por arrumação (mas não sou nada boa com números, apenas com letrinhas rs). Lembro que quando eu era mais nova, eu já tinha mania de desarrumar o guarda-roupa apenas para arrumá-lo novamente. Hoje em dia, continuo com a arrumação do guarda-roupa, e volta e meia faço limpezas em gavetas, livrando-me de inutilidades, e mais um monte de outras coisas. rs... Bem, não à toa você me chama de pragmática kkkkk

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Garota, sabe que me lembrei de ti enquanto fazia o post?
    Olha, se você fosse dona de um escritório de contabilidade, os clientes estariam sossegados e seus funcionários, esses passariam apertado ou entrariam na linha.
    Seu marido teve muita sorte com a "secretária executiva" particular, por isso as coisas dão certo, está aí parte do segredo do sucesso.
    Tudo de bom prá vocês.

    ResponderExcluir
  6. Pois olhe, acho que eu seria uma ótima secretária executiva, mesmo! kkkkk... Adoro organizar documentos, pastas, agendas e fazer listas e mais listas rs... E me irrito profundamente se alguém tenta desorganizar minha arrumação.

    Bj

    ResponderExcluir
  7. Olha, se você fosse professora de criancinhas, ficaria louca... eles fazem atividades de "ponta-cabeça", pulam páginas, recortam em local errado. Um minuto de descuido e a caca está feita.

    Um beijo organizadinho.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.