11.5.13

Rubem Alves

Capa
Fonte: http://books.google.com.br
Este excelente escritor também se embrenhou pela literatura infantil, assim como seu amigo Carlos Rodrigues Brandão (meu ex professor - PUC).
Guardo a sete chaves o livrinho "Estórias de Bichos" onde há cinco contos. Também colei o "retratinho" do autor na contracapa para demonstrar aos alunos.
Gosto de falar um pouco sobre a UNICAMP (onde ele trabalhou tanto). Quase todas as crianças já ouviram falar nesta renomada Universidade, devido aos tratamentos médicos oferecidos lá. 
Eu gosto de contar cada história em duas partes (dois dias seguidos), pois há vocábulos e temas complexos. 
Veja um trecho de "O pintassilgo e as Rãs":
"De um ponto de vista filosófico, faltava rigor ao discurso do pássaro, pois ele mais se aproxima da poesia que da ciência".
"De um ponto de vista ideológico, tratava-se de um discurso alienado, no qual não se fazia nem mesmo uma análise crítica das condições objetivas da sociedade ranal."
Trata-se de um grupo de rãs confinadas em um buraco, que recebe após muito tempo, a visita de um pássaro.
Ele conta ao "proletariado", sobre a vida lá fora. O grupo dominante simplesmente o mata e empalha para expor num museu (servirá de exemplo).
Certa vez, numa visita escolar ao museu, um aluninho questiona a professora rã:
_ E não seria melhor voar?

De acordo com cada faixa etária, rende um debate áureo; voemos com nossos pequenos, para que na vida adulta eles tenham asas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.