24.6.13

Eucalipto


Imagem: http://www.milkpoint.com.br/mypoint/agripoint/f_plantacao_de_eucalipto
Esta monocultura tem feito estragos em minha região. Há manifestações isoladas em prol de maior rigor legislativo na ampliação das lavouras.
Sem contar o estrago causado nas estradas e o risco de acidentes, com caminhões superlotados, a vida animal  e vegetal tem sofrido horrores.
Nem ninho de passarinho existe em meio à escuridão clonada de um "calipiá", forma um paredão pior que deserto verde.
O maciço alcalino de Poços de Caldas é um ecossistema ímpar, agora dominado pela cultura do eucalipto. Ali cabia uma reserva ecológica com urgência.
Os  barrancos da região, variam de coloração, indo do negro absoluto aos tons azulados, rosáceos, ocres, atingindo o branco!
Aquela região naturalmente radioativa, repleta de minérios nobres, era também a casa de tantos animais e plantas silvestres.
As consequências, rapidamente se voltam contra o próprio homem: duas crianças foram mortas no entorno, pela suçuarana.
A última garotinha, aguardava a perua escolar na estrada da fazenda onde a família é colona, foi atacada e arrastada para o matagal.
A onça parda arrancou e comeu suas entranhas, pois sabe que estragam antes. Tampou bem o corpo com folhas para comê-lo nas próximas refeições.
Horrorizada ao encontrá-la, a comunidade da fazenda armou uma tocaia e agindo inadvertidamente, matou o leão baio (sabendo que ele procuraria a caça), sofrendo as consequências legais (o atirador foi preso).
A alguns dias, num sítio próximo ao Mamonal, do irmão de minha tia, amanheceu uma devastação no curral de ovinos: nove carneiros mortos, sendo dois arrastados para o mato, e não encontrado nenhum vestígio.
Os outros sete foram abandonados. Provavelmente se tratava de uma mãe ensinando os filhotes a caçar.
Imagem: http://www.jureia.com.br/mostramateria.asp?idmateria=266

Fonte da imagem: https://www.google.com.br
O maciço alcalino é este "vulcão" à esquerda, na imagem de satélite. A cidade de Poços de Caldas fica dentro da "cratera", ao norte. O "Pico do Gavião", famoso local de voo livre, fica na borda sul. Impressionante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.