26.6.13

Pirâmide das Necessidades

Imagem: http://ideagri.com.br
Todo pedagogo adora Maslow. Os políticos, provavelmente devem aplicá-lo direitinho à sua vida privada.
E então, porque não aplicam a pirâmide das necessidades ao País? Oras, todo rebanho de ovinos necessita do lobo mau para lhe conferir legitimidade...
Pão e circo, faz parte da auto-realização (lá no topo da pirâmide - passatempos). Esta genialidade existe desde a Roma antiga: samba, futebol e bolsa família.
Vamos queimar as etapas da pirâmide, e fingir que já as vencemos todas. A copa do mundo pode tornar os brasileiros reis, mesmo que em contos de fadas.
Quem quer realidade? Quem quer raciocínio lógico-matemático (importante para seguir corretamente as etapas da pirâmide das necessidades)? 
Comida industrializada com qualidade para todos? Compra-se com Bolsa família... Na base da pirâmide (sono e repouso) também coloco o abrigo (do calor, do frio, da chuva) - casa própria ou estádios campanudos?
Segurança? Aí entra também o cuidado, abrigo e proteção aos idosos: o Estado joga todo o ônus à família (quando há família - quando não há - filantropia).
Cadê as creche de idosos, com toda infraestrutura que necessitam e merecem?
Voltando à segurança: TDO é um transtorno psiquiátrico passível de detecção na infância, e que afastaria muitos adolescentes das infrações (crimes). 
Alguém se interessa por Transtorno Desafiador Opositor? Nem o Estado... tacha-se os adolescentes como portadores de má índole e não se trata a causa, ainda na infância - pedopsiquiatria é oneroso.
Necessidade social: Telecomunicações e TV (programação) de qualidade, internet acessível, escolas emocionalmente sadias, trabalho.
Estima: como atingi-la sem casa própria, sem comida suficiente (e industrializada saudavelmente), sem escolas de qualidade, sem bom atendimento à saúde (e alento ao idoso), sem a menor confiança na polícia, sem trabalho decente, sem a libertação do Bolsa Família?
Somente agora chegamos ao topo da pirâmide: muito carnaval, futebol, festas ostentativas...
http://pt.wikipedia.org
Eu? Sonho com três possibilidades: TDO levado a sério mesmo; polícia eficiente e confiável mesmo; local para a velhice, quando inapta (creche / abrigo público de qualidade). Todas as três reivindicações dizem respeito à segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.