28.7.13

Baixas temperaturas

Imagem: http://curtindomeusdevaneios.blogspot.com.br
Estamos `a borda da Serra da Mantiqueira, e com esta frente fria... terça, quarta e quinta-feira choveu, chuviscou, garoou o tempo todo. 
Nestes casos, a sensação térmica faz com que sintamos mais frio, devido à alta umidade. Após o tempo limpar, o frio maior é pela manhã (mais que de madrugada).
Segundo o "Climatempo", a temperatura de manhãzinha gira na casa dos 7 a 10 graus na Cidade. Nos morros rurais, uns quatro graus a menos.
Quando estamos na casa dos 12 graus, passamos de clima ameno para frio. Aí necessitamos de medidas extras, pois as  residências não são adequadas:
Aquecer as extremidades (principalmente as inferiores). Dois pares de meias, duas calças (ceroula), polaina (corte uma legging velha). Luvas, gorro e cachecol apenas nas temperaturas abaixo dos 8 graus, pois aquecendo pés e pernas, o resto esquenta.
Improvise na higiene pessoal. Lenços umedecidos, baciinha com água quente (aqueça a água no micro-ondas, num pote de sorvete e despeje na baciinha própria), chuveirinho, banho após o almoço (vestir-se no banheiro), usar "xampu a seco" ou passar um pouquinho de talco no alto da cabeça para estender o tempo de lavagem dos cabelos ( para quem tem cabelo longo e passa o dia todo trabalhando), caminhada antes do banho.
Torneira elétrica. Para quem não possui, aqueça uma vasinha com água no micro-ondas, ensaboe toda a louça. Deixe uma chaleira aquecendo a água no fogo. Peça a alguém que despeje lentamente a água da chaleira para você enxaguar a louça.
Aquecer a cama. Coloque um edredom embaixo e outro em cima (envelope). Ligue o secador potente, após estar deitado. Substitua os cobertores por edredons. Durma parcialmente vestido para o trabalho, caso tenha que acordar de madrugada. Evite quebrar a rotina no horário de acordar. Faça o mesmo com as crianças.
Alimentos quentes. Substitua as saladas por refogados e molhos. Abuse das sopas, chás e mingaus. O mingau de fubá, amido e aveia (flocos finos), podem ser tanto doces quanto salgados. Bons antes de enfrentar a rua gelada. Alimentos com muito caldo ajudam a hidratar, visto que a ingestão de água diminui. Evite bebida alcoólica, que desidrata ainda mais.
Ah, lagartear-se ao sol também ajuda. Aqui dizemos "Quentá sor". E lembre-se: em dez dias, tudo passa!

4 comentários:

  1. Anônimo29/7/13

    Olá, Cristina!
    Quase não acreditei quando vi as fotos com neve no sul do Brasil. Aqui na Alemanha foi o calor que deixou todo mundo louco.
    Nada aqui está preparado para temperaturas altas, o que faz aumentar a sensação de calor. Da mesma forma, o Brasil não está preparado para um frio intenso. Até mesmo roupas e calçados não são apropriados para barrar o frio.
    Espero que logo os dias voltem a ficar mais quentinhos.
    Um abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu!
    Olha, por aqui é o contrário: quase não nos preparamos para receber as frentes frias...
    Pesquisei estas dicas, pois em poucos dias a temperatura volta a subir.

    Vamos trocar nossos abraços: você me esquenta e eu te refresco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo29/7/13

      Ótima ideia, Cristina! Vamos balancear a temperatura rsrsrs Nada como o meio termo, né?

      Excluir
    2. Então, por isso todos adoram primavera e outono!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.