17.7.13

Vale do Silício Brasileiro

A cidade de Campinas e sua região metropolitana, com excelente infraestrutura e sistema logístico, é considerada  um dos "Vales do Silício Brasileiros", devido às indústrias de alta tecnologia.
Diversas empresas righ tech foram se estabelecendo na região com a fundação da UNICAMP (Universidade de Campinas), da alta disponibilidade de investidores de qualidade, engenheiros e estudantes focados em exatas.
A filosofia aberta da mundialmente prestigiada UNICAMP, de colaboração com o setor privado (até então, inédito no Brasil),  preparou o caminho para uma sinergia única entre  indústria e universidade.
Campinas e região, tem vários institutos de pesquisa e excelentes universidades (públicas e privadas) na área de TI, com incubadoras de negócios. É um celeiro de mão-de-obra de alto nível. 
A região campineira também possui infra-estrutura completa em setores essenciais, relativos a transportes e fornecedores de insumos. 
O fato de estar a uma hora da grande São Paulo e contar com bons acessos para o Rio de Janeiro, também facilita muito.
A qualidade de vida interiorana conta com natureza exuberante, menor criminalidade e menos engarrafamentos  que nas capitais.
A cidade de São Carlos também se destaca no interior paulista, com a criação de um polo industrial de ponta e investimentos em pesquisas nas duas universidades públicas locais: UNESP(Universidade de São Paulo) e Universidade Federal de São Carlos.
São Carlos é uma das cidades brasileiras onde há mais doutores per capta (terra do doutor-empreendedor).  É lá que o governo federal faz maciços investimentos para o pré-sal (PETROBRÁS).
As regiões do Vale do Paraíba e Ribeirão Preto também são reconhecidas e conceituadas neste quesito.
Cerca de 1/4 de toda produção científica do país está sendo produzida pelo interior de SP, que contém 19 cidades com mais de 200.000 habitantes, sendo o maior mercado consumidor brasileiro per capta ( IBGE 2012).
O interior de paulista é o grande indutor do desenvolvimento espacial e da aviação no Brasil, através de polos espalhados pelo Estado. São Carlos é um dos maiores centros tecnológicos de aviação do mundo (meu filho aposta em  São José dos Campos).
São José dos Campos possui um Parque Tecnológico voltado exclusivamente para o setor, com a matriz da EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica), que sediou a feira "Expo Aero Brasil" no último fim de semana, onde meu filho trabalhou.  
A empresa de aviação onde ele trabalha, deslocou-se de Campinas para o nosso pequeno município, devido aos atraentes incentivos fiscais municipais.
O que falta urgentemente ao interior de SP, é investimentos em vias férreas interligadas entre si e à capital, tanto para ampliar o transporte de carga, quanto para retomar o transporte de passageiros com trens rápidos, na velocidade média de 120 km/h.

Fonte de apoio: Wikipédia.

Rodovia Anhanguera na região de Ribeirão Preto, cercada por canaviais.
Fica claro que o Brasil não é somente Rio de Janeiro (com mulheres seminuas, samba, alegria e futebol), nem tampouco apenas Floresta Amazônica (com indígenas selvagens) ou região nordeste (com pobreza, prostituição e lindas praias). 
Neste Brasil quase continental, além do interior paulista, temos outros polos equiparados ao primeiro mundo, para você que faz doutorado, e pretende ascender economicamente através do empreendedorismo!

2 comentários:

  1. Oi, Cristina. Precisamos valorizar nossas cidades, exigir que sejam melhoradas, seja com mais escolas, hospitais, rodovias ou outros meios de acesso viáveis, rápidos e seguros.O Brasil é muito rico, precisamos nos valorizar e exigir do governo uma distribuição correta dos benefícios para que cada cidadão viva feliz.
    (Cadê Blance? Onde está esta barra azul marinho, que não achei?!)
    Beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lúcia! A barra azul está acima do nome do blog, bem lá no alto da tela.
    superior à palavra "Brasil", à esquerda da lupa, digite "Blanche" .

    Além do interior de SP, o sul de Minas é muito valorizado pelas pessoas de minha região, Lúcia.
    Muitos paulistas do interior estudam em cidades como Alfenas; Lavras; Itajubá e Santa Rita do Sapucaí com o vale da eletrônica.
    A UFMG aí de sua cidade também é famosíssima por aqui, no quesito tecnologia.
    Realmente temos que cobrar maior eficiência na aplicação de nossos impostos. Os brasileiros já estão mais politizados.

    Outro beijão e tenha uma semana excelente!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.