16.8.13

Aulas de música

Este musicista abaixo, é uma pessoa muito conhecida em minha cidade. Além de trabalhar com música, a alguns anos ele se formou em fisioterapia, numa universidade daqui mesmo do Município.
A questão diferencial é que ele nasceu cego, cursou escola pública (com apoio direto dos familiares), tornando-se um cidadão carismático, atuante, respeitado, um patrimônio vivo.
A dois anos, ele ministrou uma palestra para nós, professores, sobre o tema inclusão: suas dificuldades, as dificuldades de seus professores e de seus familiares, o apoio dos colegas estudantes.
Na prática, como é previsto, surgem muitos empecilhos à inclusão, que os teóricos adeptos não admitem jamais, apenas quem sentiu na carne pode academizar.
Neste ano, ele iniciou um trabalho em nossa rede municipal de ensino, com professores, e também diretamente com as crianças, sobre música. Hoje foi a primeira vez com meus 20 miúdos. Amaram!
Toda sexta-feira, faço bailinho com eles, ao final da aula. Tenho aquela caixinha de som do tamanho de uma maçã e cantigas infantis em pen drive. 
Não é a mesma coisa que música ao vivo com  um profissional e seu violão. Ele utilizou também em sua aula, a bandinha da Escola e sons corporais. Para casa, vão fazer um chocalho e guardar para o próximo encontro.
Se falei sobre a cegueira? Aguardei a reação deles. Quando fomos avaliar a aula, um dos meninos perguntou porque ele apenas olhava para cima, e não para eles.
Uma garotinha colocou a possibilidade da cegueira, pois lembrou-se de que ele me pediu para fechar a porta, que eu já havia fechado.
A terceira criança lembrou-se da andorinha cega, um livro infantil que li a alguns dias. O tema gerou um ótimo debate sobre deficiência e eficiência (o caso dele).
Ficaram intrigados em saber como ele voltaria para casa dirigindo. Respondi que não há como, ele usa táxi ou a carona de alguém.
Também surgiu a questão das cores, e adentramos aos órgão sensoriais, que estamos trabalhando em ciências.
Apaguei a luz e pedi que todos se locomovessem de olhos fechados, tocando a si próprios. Foi uma aula prá lá de proveitosa.






2 comentários:

  1. Oi, Cristina!!
    Tenho certeza que essa aula ficará na memória de cada uma das crianças para sempre, por causa da riqueza das experiências e interação. Parabéns!!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

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  2. Olá, Luma! bom "restin" de domingo também a ti...

    Toda sexta-feira, fazemos algo diferente com os pequenos. O lúdico propicia maior aprendizagem, todavia quando há alguém tão especial, certamente é para sempre mesmo. Este senhor é um amor de pessoa!
    Outros beijos.

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