13.8.13

Garrafão de pinga

Imagem Google
Esta imagem é demasiado vívida em minhas lembranças de infância e adolescência. Meu pai nunca bebeu, então em casa não a havia.
Exceção. Em tudo quanto é canto podíamos encontrar um garrafão deste. E era assim: empalhado, com a alça, para facilitar a desova.
Servia-se nos velórios rurais, onde, na sala de estar, encontrava-se sempre uma mesa rústica (não havia sofá) . Sobre ela ficava o caixão com o defunto.
Passava-se toda a noite velando, rezando diversos terços e bebericando para aquecer a friagem trazida pela cruviana da madrugada, nas roças geladas.
Era totalmente acessível às crianças, pois "não fazia mal". Por diversas vezes, experimentei pinga "da boa" na infância, apesar de meu pai desaprovar.
Caipirinha, na puberdade, foi minha coca-cola. E era com água de mina, limão cavalo e açúcar cristal. A partir daí, não mais bebi, mas morro de saudades do aroma daquelas caipirinhas preparadas e servidas em copo de alumínio ou canequinha de ferragati (ferro ágate).
Uma de minhas tias, ficava bêbada e fumava feito saci. Eu tinha primas que fumavam - pinga com cigarro de palha é um par perfeito, como Mazzaropi e Geny Prado.
Nos terços juninos, além do imprescindível quentão, ela passeava por entre os terreiros, com o povo bicando no mesmo vasilhame. 
Nas noitinhas de gamela, onde homens roceiros se reuniam para contar causos nalgum canto específico, ela gamelava junto, sempre que possível: aquecia, divertia, descontraía, diminuía o doído do corpo esgarçado na enxada.
Em casamentos, além do sanfoneiro, na tulha de café, com bancos de tábuas,  era ela o buffet. De quando em quando, era complementada, nestas festas, com pãozinho francês (uma luxuosa iguaria da cidade) e carne moída. Delícia, mesmo que murcho chicletento, gelado e cheirando a sebo!
Nas casas dos parentes e amigos roceiros, ainda hoje ela é essencial, servida às visitas juntamente com café colhido ali. Recusar é desfeita feia...
Um de meus primos, em analogia ao Papa Bento XVI, foi batizado Bento LI (seu nome é Bento mesmo, e 51 é uma pinga famosa na região). A uns anos, ele foi obrigado a parar com a bebida, devido à saúde, também abdicou!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.