31.8.13

Leste paulista

Recebi um e-mail solicitando informações sobre esta minha região do Brasil. Este país é muito grande, então vou falar unicamente daqui.
Custo de vida:  Os imóveis estão muito valorizados (compensa vender, não comprar). O supermercado também está exorbitante - opte pelos alimentos naturais, pois os industrializados são vistoriados com relativa infantilidade pela ANVISA. São carregados em química, gordura, sal, açúcar... os preços, incompatíveis.
Frutas, legumes e verduras são muito baratos, se optarmos por aqueles de época. Há feiras livres em todos os quadrantes da cidade, variando os dias da semana.
O setor de serviços também está em alta. Numa faxina de 5 horas, pago R$50,00; salão de beleza e afins; setor automobilístico; reparos em eletrodomésticos; construção e manutenção em imóveis, tudo com preços altos.
Turistas / Estrangeiros: A região é turística, mas não se vê nada escrito em inglês, ou atendentes que falem a língua, para facilitar a vida do turista estrangeiro. Não se vê muito turista estrangeiro por aqui, alguns asiáticos.
Moradores estrangeiros também são poucos, eu mesma nunca tive um aluno estrangeiro, e trabalho com crianças a mais de 20 anos.
Segurança: Aqueles telejornais que "pingam sangue" espirram uma sensação de insegurança geral. De vez em quando aparece um "caveirão" aqui para arrumarmos as rodas. As empresas de monitoramento, alarmes domésticos e cerca elétrica proliferam, e vão de vento em popa.
Meu estabelecimento comercial existe a doze anos e nunca sofreu um assalto ou furto. Nunca ninguém invadiu minha casa, contudo arrombaram a do meu irmão e furtaram aquelas coisinha miúdas. Isso é corriqueiro e todo cuidado é pouco.
Há golpes telefônicos de origem distante e ao vivo (tipo bilhete premiado). Estupros? Dizem que apenas em 2013 tivemos quatro casos no município (com 83.000 hab.). Um aumento enorme, mas as fontes não são oficiais.
Drogadictos temos aos montes, todavia muitos não fazem mal a ninguém, ficam andando a esmo pelas ruas...
Faço caminhadas noturnas sozinha, ando de bicicleta de madrugada com o Par, saímos pelas roças de moto e nada nunca aconteceu, porém minha nora (linda) foi seguida por um bicicleteiro.
A omissão da polícia causa mais insegurança que os bandidos em si. Se ligamos, eles mandam chamar o guardinha particular que há em alguns bairros ( que só atende quem os paga, lógico).
Já tivemos quadrilhas de fora invadindo mansões e fazendas algumas vezes (aparentemente da região de Campinas). Furtos de carros sempre existiram.
Escola pública: Na escola onde atuo, aqui pertinho, muitos pais chegam com cada carrão para entregar o filho... são no geral, microempresários do próprio bairro. 
Sempre há alunos tendo casa com piscina e um padrão de vida bom: vão à praia mais de uma vez ao ano, fazem churrasco mais de uma vez ao mês, possuem mais de um carro, planos de saúde.
A maioria é pobre: tem uma casa própria "popular" e ambos pais trabalham. Não temos favelas na cidade, mas diversos parentes dividem o mesmo quintal (dois cômodos daqui, três dali). Uma minoria paga aluguel. Neste ano, tenho um único aluno classe média alta, mas já tive turmas com vários.
Transportes: O carro e a moto são os mais usados; mesmo pessoas sem casa própria têm um ou outro (geralmente os dois).
Ônibus circular é mais usado por idosos e adolescentes. Pessoas de meia idade preferem o moto-táxi, com o dobro do preço e o triplo da rapidez.
A bicicleta é usada por operários homens, pessoal da construção civil, adolescentes homens. Dificilmente uma mulher usa bicicleta, mesmo em situação de lazer. Estranho! Ciclovias não temos, mas há promessa de uma que leve à cidadezinha vizinha (para lazer).
Eu pedalo tranquila aos domingos de madrugada, pois não há trânsito - vou ao centro da cidade, por motivos de segurança (seguro morreu de velho). 
Temos os horários de pico, mas em outros momentos o trânsito é tranquilo, muito mais rápido que o ônibus circular, por isso a opção da população.
Eu uso a moto: é econômica, rápida, fácil de estacionar e pilotar, deliciosa! Evito o horário de pico e ruas muito movimentadas, pois perde longe em segurança.
Emprego: Para mulheres com curso superior, a educação absorve um grande contingente (pedagogia). O salário líquido (livre de imposto de renda) de uma professora concursada que dobra período (dois cargos), gira em torno dos R$ 4.000,00, no serviço público (particular é um vexame). Muitas psicólogas, advogadas fazem pedagogia em vão dar aulas... fácil? Não! De jeito nenhum.
A trabalhadora "por conta" - faxina, estética, setor de alimentos, tem renda maior que as assalariadas do comércio. A empregada doméstica está em extinção, porém a cuidadora de idosos está muito mais presente que os familiares.
Para homens, a microempresa ou trabalho liberal é a melhor opção.  Como empregados, há uma gama enorme; serviço braçal "por conta" é valorizado (pedreiro e afins). Não há grandes indústrias na região, mas muitas médias. O serviço público, como em todo lugar, traz segurança, mas o ganho é baixo.

8 comentários:

  1. Puxa, fizeste um lindo e bem trazido resumo do que é a vida por aí! Bem interessante pois tantos de nós não sabemos. Legal! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Chiquinha!
      É apenas um lugar como outro qualquer, todavia nesta época em que o Brasil tem estado na mídia internacional, prefiro contribuir com a verdade crua.

      Outros beijinhos para ti, querida!

      Excluir
  2. OLÁ CÁ ESTOU CRISTINA!!!
    AS VERDADES DA VIDA E DA SOCIEDADE, AI COMO EM OUTRO LADO, E O POVO SEMPRE DESCONTENTE!!!

    QUERIDA DEIXO AQUI O AGRADECIMENTO PELA SUA VISITA, E A MINHA RESPOSTA ESCLARECIMENTO, DO VINHO DO PORTO CONHECIDO EM TODO O MUNDO, POUCO OU NADA FALO, O CARLOS PAIÃO JÁ FALA POR MIM!!!

    BEIJINHO LÍDIA
    OLÁ QUERIDA CRISTINA!!!
    DESEJOS DE BOM FIM DE SEMANA!!!

    A MUSICA É REALMENTE BONITA,UMA GRANDE HOMENAGEM DE UM GRANDE POETA PORTUGUÊS QUE A ESCREVEU E CANTOU!!!
    SENDO MÉDICO, ERA UM GRANDE MUSICO POETA E CANTAR.
    MORREU NUM ACIDENTE DE CARRO MUITO NOVO, COM TODA UMA GRANDE CARREIRA, QUE JÁ ERA GRANDE MAS COM MUITO MAIS PARA VIVER.
    DEIXOU MUITA TRISTEZA E SAUDADE!!! E JÁ FEZ 25 ANOS!!!
    1 BEIJO LÍDIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia!
      Através dos blogs de vocês, portugueses, fico conhecendo muita coisa deste país que tem tudo a ver com o Brasil.
      Eu desconhecia totalmente Carlos Paião, de agora em diante, quando ouvir este nome, saberei que era o jovem médico cantor!

      Outros beijinhos para você e seu Portugal.

      Excluir
  3. Oi, Cristina!
    A região em que mora é o retrato do Brasil. Quando tenho que sair sozinha de noite faço com o pé atrás.
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma! Como vai?

      Olha, o que mais me deixa com um pé atrás, é às quintas-feiras, quando saio do curso às 22 h e volto de moto para casa. Neste horário, as pessoas param nos semáforos. Apesar de tranquilo, fico olhando de lado, cismada. Antes de apertar o controle remoto do portão de casa, verifico toda a calçada.
      Outros beijos e um abração para ti.

      Excluir
  4. Oiii Cris!
    Eu adorei todas essas informações didaticamente postadas. E tb foi bom saber que nesse Brasil gigantesco as diferenças, infelizmente, em alguns quesitos não se fazem. As faxineiras...aff estão chegando com carro próprio para trabalhar, como sempre foi na Europa!
    Cris,amaaada, não tenho fazenda não!!! A que frequento é de propriedade de um casal de irmigos generosos...quem me dera ter um sitiozinho rsrs... que dirá uma fazenda, com gado, cavalos...
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Regina!

      Eu sempre acho que todo mineiro tem lá sua terrinha... talvez por ser um estado tão "grandão", e com várias áreas rurais!
      Mas na verdade, todo mineiro que se preze, tem um amigo com quem compartilhar belos momentos rurais; não dá na mesma?
      Quanto às faxineiras, pretendo assumir esta profissão quando me aposentar como professora, assim não terei que trabalhar aos fins de semana...

      Grandes beijos quase mineiros procê também.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.