31.8.13

Saudosa


Imagem  Google


Nesta semana, fiz exames de rotina e me lembrei que há alguns anos, quando eu me dirigia ao postinho de saúde aqui da esquina, tudo era mais simples e prático.
Nesta época, a enfermeira chefe se sentava comigo, analisava os exames, dava explicações e esclarecia dúvidas, numa deliciosa formalidade quase informal.
Se não houvesse nada suspeito, eu não tinha NENHUMA necessidade de passar pelas chatas consultas médicas. Era orientada a refazer os exames em determinada data, e pronto!
Após algum tempo, esta atividade foi proibida pelos enfermeiros. O "bairrismo" médico neste Brasil vem de longa data...
Hoje eu marco consulta, aguardo a data, chego no horário e aguardo, aguardo... fico cinco minutos com ele e recebo a resposta de que tudo vai bem. Santo Deus! Precisa um profissional tão caro realizar um trabalho tão banal?
Com tanta escassez médica nos serviços de saúde pública, é absurdo não se mudar a legislação, delegando mais atribuições aos heroicos enfermeiros, que convivem praticamente submissos aos médicos.
Nesta região aqui, os salários das duas profissões são abismáticos. Não entendo por que um enfermeiro com curso superior, concursado, não possa sequer ler o resultado de um exame médico...
Em diversos países europeus, o enfermeiro tem um papel preponderante na área de saúde, fazendo com que o número de médicos possa ser muito menor.
Com tanta polêmica sobre a importação de médicos, são sei porque esta questão relacionada à enfermagem não vem à tona. Oremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.