29.8.13

Sorvete de macaúba



Esta palmeira é praga (jamais prá mim) nos pastos aqui da região. Cresci chupando esta polpa amarela e degustado esta amêndoa seca, muito seca.
Engastalha nos vãozinhos dos dentes, meleca a palma da mão, todavia quanto mais dá trabalho, mais a gente ama. Esta polpa fervida com leite, além de deliciosa, é medicinal (para os pulmões).
O sorvete de macaúba é tradição aqui no município, e a maior das delícias. E neste inverno esfria-esquenta, minha garganta faliu na sequência: ardência, inflamação, rouquidão (alunos riem de mim).
Quando a primavera chegar, tenho a missão de encontrar um sorvetão de macauba e tomá-lo sozinha (mentira, é também tradição eu e o Par dividirmos o mesmo sorvete).
Palmeira espinhenta, rústica "quinen" eu, aguenta até fogo no pasto. Tão produtiva! Quando o primeiro cacho madura, e solta as bolotas, o segundo e mais outros já se encontram em diferentes estágios de produção.
Ela não se preocupa com boa hospitalidade, aliás te recebe de pedras nas mãos: espinhos - muitos, dos grandões aos miudinhos. Mas a cara de brava esconde um aconchego sereno, que impossibilita a não aproximação.
Vingando entre pedras, nas ribanceiras, e com a sombra longe de si, torna-se um aprazível recanto de deleite, para "quentá sor" nas manhãs frias, e se esconder dele nas tardes ardentes da serra.
Eta cabocla mulata, bonita e de pé no chão! Sua caipirice faz dela um dos meus maiores amores arvoris, deixando para trás, até mesmo seu franzino e romântico namorado - o jerivá.
Ah, e o seu apelido carinhoso  lá na roça é macaúva, assim que gosto de pronunciar!
Jerivá - namorado do macaubeira.
Os dois vivem sempre por perto, um do outro!
Imagens Google

2 comentários:

  1. Não fazia a mínima idéia...Obrigada pelo ensinamento!

    ResponderExcluir
  2. Então, Marina... o que vocês têm em amendoeiras, no Brasil temos em palmeiras. São inúmeras e úteis!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.