27.9.13

Alface


Eu não me alimento muito com alface devido à gastrite. Faço opção por verduras refogadas que digerem melhor.
O tempero (vinagre ou limão) para as saladas, deixam meu estômago em carne viva. Ou eu "degusto" sem tempero, ou troco por legumes.
Ontem, porém, o Par ganhou três lindos e fresquinhos pés de alface de um cliente, e por eu já ter um pé que comprei na feira livre, improvisei.
Em vez de levar fruta para meu lanche no recreio, levei pão com frios e muita, muita alface. Conclusão: estive totalmente dopada após o recreio escolar.
As crianças subiram por cima de mim, treparam no meu colo, fizeram bagunça, seus agudos gritinhos não me ardiam aos ouvidos... eu estava solta ao vento. 
Claro que o evento não alterou meu trabalho, a aula transcorreu normalmente, todavia eu estava muito mais tolerante e atenciosa.
Esta história de que alface é calmante, e que chá de alface faz dormir, é antiga na roça. Olha, funciona mesmo. Devemos guardar as folhas feias e os talos, para um chazinho auxiliador de sono revigorante.
A partir de hoje, passei a sentir um profundo respeito pelo poder desta aparentemente delicada hortaliça.
Este tipo de gentileza é comum aqui no interior, na terça-feira eu fui presenteada por outro cliente, com uma sacolinha de tomates cereja.  
Preciso de receitas, estou com quatro pés de alface em casa!

Imagem: Google Imagens.

6 comentários:

  1. Ah mas é mesmo, no interior há estas gentilezas, estas trocas de coisas singelas, mas deliciosas! Amo!
    Não sabia que o poder das alfaces era tão grande, gostei e vou experimentar qualquer dia.
    beijos cariocas, bom fim de semana!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Betinha!
      Pensei em doar para os funcionários da oficina, mas eles são 7, daria briga.
      O Par diz que não nota a diferença, em mim fica evidente. Se tomo café ou coca-cola à tardinha, meu ciclo de sono muda visivelmente.

      Outros beijos, feliz domingo.

      Excluir
  2. Oi, Cristina. Gosto muito de alface, mas nunca percebi se me acalma...rs
    Receitas com alface, nem devem ter. Só as uso em saladas mesmo, e gosto sem tempero nenhum, no máximo um pouquinho de azeite balsâmico.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, cê acredida que peguei uma receita de "bolo de alface" em um blog de Portugal?
      Bati no liquidificador e fiz uma forma de buraco e outra redonda normal, acrescentei doce de laranja que fiz domingo passado.
      Acabei de assar, e estão bonitos e com cheirinho cítrico. Espero que o sabor corresponda.

      Outro beijin procê.

      Excluir
  3. Cris,
    sou cabo eleitoral do pé de alface(rsrs).Meu terceiro filho sofria muito de cólicas e com isso seu sono era muito entrecortado e agitado.Quando uma santa vizinha, mãe de quatro já adultos, me orientou pro chazinho de folha de alface eu comprovei o milagre e desde então receito o tal pra todo mundo.Viva o alface!
    Bjkas e bom fim de semana.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Calu! Fiz ontem à noite e "desmaiei".
      Ganhei também um maço enorme de espinafres, que dividi com a Nora. Alface ela rejeitou.
      Refogado ao molho branco, ficou bom.
      Outros beijos, e ótima tarde de domingo.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.