14.9.13

Datilografia



Vocês acreditam que eu coloquei o meu filho num curso de datilografia? Não agora, mas quando ele tinha 12 anos, em 1997.
Eu considerava importante, pois íamos comprar nosso primeiro computador... havia uma escolinha no próprio bairro, e saía bem mais barato que aulas de digitação. Ele já fazia inglês e informática num outro local.
Hoje ele passa o dedo pelo celular e a máquina "adivinha" o que ele quer escrever. Tão avançado! Porém eu faço uso constante de meus conhecimentos datilográficos aqui neste netbook.
Quando fiz o curso, com 14 anos, em 1998, a escola ficava quase em frente a meu primeiro emprego. Aquelas máquinas pesadas, a dificuldade em posicionar os dedos, a preocupação com a rapidez. 
Só fui trabalhar com datilografia de 1996 a 1999, quando cumpri um mandato de três anos como conselheira Tutelar - a primeira turma da cidade. Fiz mais um mês de aulas datilográficas para "acordar" os dedos.
Tínhamos uma máquina doada, e fazíamos ofícios para a Justiça da Infância e Juventude, sem um erro sequer. Refazíamos várias vezes. Computador? Nem em sonho. 
Por fim, eu já tinha um em casa, então passei a fazer a maioria dos ofícios nele. Apertava o teclado com tanta força, que cada letra se quintuplicava. A tinta da impressora era cara, eu fazia no "rascunho", com letrinha 11, por economia. 
Foram tantas descobertas e transformações... Comparado a seis meses de datilografia, só fiz quatro semanas de informática básica: Word e Excel. Depois fiz informática educacional, mas mexer mesmo, aprendi fuçando (o pouco que sei).
Como professora, uso demais o Word, tanto na preparação de aulas (semanário), relatórios, encaminhamentos, quanto em folhinhas de atividades para as crianças trabalharem. 
Consequentemente, uso a impressora, que é a mesma desde 1997, mas os computadores foram vários.  As máquinas de escrever duravam décadas a fio, sem muita manutenção: trocava-se a fita (metade preta e metade vermelha) e algumas teclas mais usadas que encavalavam.

Imagem Google.


2 comentários:

  1. Oi Cris,
    faz tempo que não venho aqui.Desculpe-me a correria, mas vc sabe que ela não vai acabar,rssrs
    Teu blog não está atualizando lá na minha side bar, não sei por que!

    Vim especialmente lhe pedir permissão para usar teu tocante comentário como participação na série do Fractais:Adoce seu dia!Posso?

    Volto depois pra te ler com calma.
    Bom finzinho de tarde aí.Obrigada pelo carinho.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Olá, Calu! A correria faz parte...

    Claro que pode usar o comentário, adorei a animação!

    Quanto à atualização, já reclamei com o provedor, mas não foi resolvido...

    Outras beijoquinhas para ti.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.