15.9.13

Gastrite e canela



Tenho gastrite, e se abuso de ácidos (cítricos, maracujá, abacaxi, agrião, rúcula, pimenta, álcool), meu estômago fica em carne viva.
No verão, abuso do suco de goiaba em sacrifício a este deus (estômago), contudo agora é entre safra e os preços estão altos. A canela imersa em água fria tem me ajudado.
Lá no sítio tem uma caneleira, onde recolho algumas cascas. Raspo os líquens e ponho a secar na sombra. 
 Eu e o Par, tomamos água de canela todas as manhãs, e repomos com água fria. Aos domingos, renovo as cascas e troco os copos. Ele não tem gastrite, mas é bom para suas veias e artérias.
Também uso a melissa (erva) junto ao cheiro verde, para temperar alimentos. Ela é calmante e abranda a gastrite. Tenho-a num vaso no quintal.
Em qualquer terreno baldio ela brota, lá no sítio também tem. Seu chá aromático é delicioso! Utilizo esta variedade acima, de ramas e toceira. Também tenho hortelã e uso em carnes.


A canela combate fungos, bactérias e parasitas (corrimento vaginal, úlcera, piolho). É digestiva e reduz os gazes intestinais. Combate doenças respiratórias (por fungos).
É anti inflamatória, auxiliando na arteriosclerose: quando uma plaquinha de gordura cola na artéria, ela inflama e dificulta a passagem do sangue. Também diminui dores inflamatórias, como artrite.
Diminui o colesterol LDL e triglicérides, ajudando na diabetes tipo 2. Também é fonte de manganês, ferro, magnésio, zinco, iodo e cálcio (antioxidantes). Melhora a circulação periférica (dedos dos pés).
Cheirar a canela aumenta a memória e concentração; causa bem estar, diminuindo o estresse. Também é diurética e diminui mal hálito.
A adição de pó de canela aos alimentos é bem mais concentrada que a água de canela, e deve ser apenas esporádica, nunca diária, pois torna-se tóxica.
Apesar dos benefícios, mulheres grávidas e hipertensos não devem ingerir, pois se consumida em excesso, a pressão arterial pode se elevar um pouco. 
Eu não uso como remédio, apenas como complemento natural. O chás são mais fortes que a imersão em água fria, portanto use moderadamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.