22.10.13

Cidadania


Hoje o carteiro deixou uma notificação do DETRAN, órgão estadual de trânsito. Antes de tocá-la, já fiquei ressabiada... Será uma multa?
No ano passado, recebemos uma notificação de multa por falar ao celular sobre a moto da oficina, com baú. 
O ocorrido foi na capital (onde a moto nunca esteve), e com uma moto de passageiro - clone fajuto.
No momento da foto, nossa moto estava estacionada e sendo filmada, sob nossa câmara de segurança, no barracão.
Tentamos recorrer e desistimos, pois o desgaste emocional e as horas de trabalho despendidas, sem certeza de vitória, sairiam mais caro que o valor da multa. E tranquilidade não tem preço - pagamos e ficamos em paz com a burocracia.
Sempre senti o DETRAN como punitivo, avesso aos seus clientes motoristas, cutucador de geração de divisas ($) e nada pedagógico.
Tamanha a surpresa quando li: "Procedimentos de Renovação da CNH" (?). Nunca havíamos recebido tal documento.
E não é que agora resolveram dar um salto rumo à cidadania e nos alertar com um mês de antecedência, de que a carteira está por vencer?
Poxa, mas isto os despachantes já faziam... Sim, contudo considero um avanço - grande. E ainda elencaram um passo a passo com quatro etapas.
Que a iniciativa se estenda a outros órgãos governamentais, e todos eles passem a nos tratar como clientes que somos.
Sabe-se que os postos da Receita Federal têm fechado o cerco contra pessoas e empresas desorganizadas, e também espertinhos.
Eu fiz uma monografia para especialização em "Educação Empreendedora" e ouvi histórias tristes, sobre dívidas com a União.
Avisos prévios como este poderiam ter evitado "nomes sujos", perda de bens e até falências de minúsculos empresários, que inclusive são mal orientados por seus contadores (quando há).
O atraso num pagamento pequeno gera juros sobre juros, multas, e acaba triplicado, quase obrigando o microempreendedor a transferir a empresa a um familiar.
Há também contadores de má fé que lesam seus clientes propositalmente, sendo que a Receita Federal deveria seguir esta simples lição de cidadania com um mero aviso prévio, pois quando ela "joga a bomba", muito tempo já se passou e a dívida cresceu.
Enquanto isso não acontece, uma boa dica é entrar no site da Receita e conferir sua situação, ao menos duas vezes por ano.
Imagem  daqui    

4 comentários:

  1. Realmente, em se tratando do Detran isso é coisa de se espantar.
    Na semana passada, aqui na minha cidade e em algumas partes do grande Rio, foram presos vários funcionários do mesmo, estavam levando bola para aliviar carros fora de ordem. O que vejo por aí é muito carro velho rodando e não entendo como podem, ou melhor, podem sim, quando molham com grana a mão desses corruptos.
    Seria muito legal que esta atitude do Detran se espalhasse por todo o território nacional, será?
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beth!
      Esse absurdo de receber nosso dinheiro de impostos para trabalhar, e depois receber novamente para não trabalhar (propina), é o que mais desanima... ética zero.
      Espero que seja uma atitude nacional e que vá envolvendo outros órgãos públicos, para trabalharem a nosso favor, e não por outros interesses.

      Até a próxima prosa!

      Excluir
  2. Que bom que passaram a trabalhar com a prevenção e deixar apenas a punição.Legal! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chiquinha!
      Será que as manifestações começam a surtir efeito?

      Beijicos.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.