20.10.13

Semanário

Recebi um e-mail, solicitando um exemplo das aulas de alfabetização. Peguei uma semana de setembro, pois faço a rotina no computador da oficina, e outubro está salvo lá.
Esta tabela, demora cerca de três horas para ser preparada, incluindo a leitura prévia dos livros a serem trabalhados com a separação de atividades; eu uso o "esqueleto" da semana anterior.
Encolhi a tabela ao máximo (e resumi) para caber aqui, tirei a quinta-feira e apaguei os detalhamentos.
A média etária é de exatos seis anos em fevereiro e quase sete agora. Bem novinhos, com a mudança para o ensino fundamental de nove anos. Aprovei! 
O ajudante do dia, que segue a ordem alfabética; fica exposto a algo mais, ajuda e é ajudado. A esta exposição se diz "atividade de auditório". 
A tarefa de casa é recebida logo às 7 h 00, e entregue e explicada a próxima. Apenas esporadicamente, temos tarefa às sextas-feiras. 
AP é atividade permanente/ AO é atividade ocasional (tipo avaliações)/ ASe é atividade sequenciada, como as letras do alfabeto, trabalhadas uma a uma/ P. é projeto/ AD é atividade diversificada. 
O trabalho é intenso: ao mesmo tempo, vamos "brecando" a bagunça e dispersão dos mais afoitos e exigindo mais dos alunos em defasagem (na mesma atividade, o trabalho com eles é diferente). 
Na "leitura deleite", trabalhamos o letramento, onde todo tipo de texto é apresentado: poemas, trava-língua, embalagens, lista telefônica, panfletos, jornal...
Neste ano, o MEC enviou caixas de literatura infantil (de qualidade) para o cantinho da leitura e apoio às aulas convencionais. A turma amou!
O trabalho de consciência fonológica é feito dentro do planejamento, mas também sempre que sobra um tempinho, assim como jogo da velha, forca, músicas infantis...
A consciência fonológica é atividade oral: conscientização sobre os sons que compõem a fala: rimas, sílabas, fonemas (BA= "bã"+a). Eu jogo a bola, a criança pega e diz, por exemplo, os fonemas da sílaba BA.
Os alunos sentam-se em duplas produtivas, onde têm como se ajudar mutuamente. Nunca um aluno avançado demais deve estar com um aluno defasado, pois respeitamos a "Zona de Desenvolvimento Próximo".
A aula termina 11 h 30, quando saímos devagar e entregamos um a um, até 11 h 45. Se sobra alguém, fica com o estagiário, para arrumarmos nosso material até 12 h 00.
Na tabela abaixo, temos que enumerar os principais "Direitos de Aprendizagem", atingidos em cada disciplina, conferindo o planejamento bimestral (currículo), que recebemos pronto.
Ao longo da semana, vamos completando a tabela de reflexões: o que deu certo, etc, para acompanhamento da coordenação.
O mais difícil, é frear a aula o tempo todo, para "torear" os vários alunos levados e resolver conflitos.
        E.M.E.B. “DR. ...”.  Semanário:  15 a 19/09 de 2013; 1º ano C; Profª   Cristina
15    Seg. – f
16   T - feira
17     Q - feira

19     S- feira
Aj./auditório:
Ajud./auditório:
Ajud./auditório:

Ajudante/audit.:
Para casa: Ciênc. - Órgãos sensoriais  (anexo).
P. casa: Mat.: Sistema Monetário (anexo).
P. casa: Port. - Recorte e cole pal. com M. Faça 1 frase.


AP Leitura pelo aluno/auditório:

*Debate sobre o final de semana.
AP Leitura pelo aluno/auditório

*Música: “Meninos”
Juraildes da Cruz.

E. física   *Pular corda”, ler e debater as regras.
Movim. (quadra).
* Registro no livro de mat., p. 228 Gráfico e interpret.

P.  M. encant.:
Leitura coletiva da capa.
*A criança conta a história,  expõe o livro e  ilustração feita por ela.
AP  Leitura deleite
Livro- “Sete camundongos cegos”.
Caixa MEC.

*Reconto: ajud.
AP  Leitura deleite
Livro de Port., p. 145:
Poema “Macaco”
Ruth Rocha.
*Cantar (caixa de som).
AP   Leitura deleite
*Panfleto de supermercado”.

* Debate sobre produtos supérfluos.

Maleta encantada:
Prof. lê o livro escolhido pela criança.
Coleç. Mary Franç Reconto– ajudante.
Mat.:ASe.*Data / calend. Coletivo.
*Calend. individual.
Grand. e medidas
*Dias da semana.
Números ordinais.
*Observação do relógio da sala (horas fechadas).
Mat. :ASe.*Data / calend. Coletivo.

Números:
*Pinte os números ditados, de 10 a 70
(anexo).
Mat. :ASe.*Data / calend. Coletivo.
Adição e subtração com palitos de sorvete.
*Intervir em algumas duplas, explor. estimativa.
*Jogo de construção ao final.

Mat. :ASe.*Data / calend. Coletivo.
*Calend. individual.
Desafio:
A SABESP fará um reparo e acabou a água da escola. O que fazer?
Façam um textinho em duplas,.
At. de Auditório:
*Lista de cores dos ratinhos da história.
*Transcrevê-la e numerá-la ordinalmente; fazer a leitura coletiva.
At. de Auditório:
Jogo do mico.
Livro de Port., p. 144:
*Ler e debater as regras.
*Recortar e jogar em duplas.
Texto espontâneo.
ASe.      Por.:* Meu tesouro ( palavra iniciada com M): vogais, consoantes, sílabas / leitura / frase.
* Figuras com M para nomear. Façam uma frase (duplas).

At. de Auditório:
P. pote surpresa (letra da semana – M ): Após a dinâmica de adivinhação, sistematizar em apostila  própria.
9 h 10  /  9 h 40: Ed. Alimentar   / Recreação dirigida na quadra.
Ciências: *Órgãos sensoriais: debate  livro: Sete camundongos cegos”.
*Pinte os pares de cor igual.



Informática (com o monitor Sérgio).
Livro de Port., p. 150/ 151:
*Jogo das rimas.

*Amarelinha de sílabas.

At. Diversificada:
P.  Coleções – explorar matematicamente a coleção, sistematizando em caderno próprio.
Hist. / Geog:
*Brinc. “Gato Mia”: Vedando o ajudante, trab. percurso: através do tato e audição
do “miado”, descubra o colega.

Livro de Port., p. 146/ 147: *Interpretação do poema lido acima.

* Leitura e produção de rimas.
At. de Auditório:
Roda de biblioteca:

Exploração da literatura infantil caixas MEC.
*Intervir em algumas duplas.

Port.: At. Auditório: Bilhete.
*Coloque seu nome num papel. A prof. recolhe e faz a troca.  Escreva um convite para o destinatário.
Arte
*Desenhe a brincadeira, lembrando dos termos: “para frente, à direita, perto, entre”. Faça a legenda.

Matemática
Livro didático
P. 165 :
*Interpretação de imagem.
*Dúzia e meia dúzia.
E. Religioso : Comunicação oral-
O amor à vida.

*Acróstico – “Vida saudável”.



Continuação:
*As garotas irão à frente, uma a uma, para ler (com ajuda) os bilhetes que receberam.
L . port.

Deu   certo - porque

Matemática



Ciências

Não  deu   muito certo - porque

História



Geografia

Dúvidas

Arte



E. Física

Observações:    alguns    alunos


2 comentários:

  1. Alfabetizar é uma bela prova de amor, Cristina
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carlos!
    É um trabalho que necessita de muito comprometimento e responsabilidade, pois senão afetá todos os anos letivos seguintes (da crianças e seus professores também).

    Outros beijos procê.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.