20.11.13

Caminho da Fé

Saímos no dia 15, iniciando pelo trajeto original, em Águas da Prata, às 7 h 30. Éramos 11 adultos em três veículos tracionados.
Na foto, minha família na segunda parada, em Andradas, e nosso "jipe".
Esta foi a terceira parada, na Barra. Eu e a vizinha prontas para sacolejar serra acima. A barra é um cantinho à parte, que merece uma dormida na pousadinha da Joelma.
Venho muito a este local, com cerca de 260 moradores, onde se confluem três municípios mineiros: Andradas, Ouro Fino e Jacutinga; até Ouro Fino, conheço bem o caminho... adiante disto me é novidade.
Peregrinos chegando à Barra. Não é seu primeiro dia, senão estariam mais atrás. Muita determinação é necessária para caminhar mais de dez dias sujeitos a chuvas e sol escaldante. No inverno seria melhor.
Não dá para caminhar à noite, sob risco de perder o caminho, que foi inspirado naquele de "Santiago de Compostela", pelo senhor Grings.
Devido ao feriado, havia muitos peregrinos, ciclistas, motoqueiros, jipeiros. Apenas pedestres e ciclistas têm direito às credenciais para garantir o diploma ao final do percurso, na Basílica de Aparecida do Norte.
Uma máscara respiratória simples seria interessante para quando os veículos ultrapassam ciclistas e pedestres, deixando nuvens de poeira. O excesso de movimento no caminho deve ter sido terrível para eles.
Marco divisório. Há setas amarelas por quase todo o percurso, são muitas encruzilhadas traiçoeiras que necessitam atenção, pois o peregrino a pé pode se perder e desanimar da jornada.
Águas límpidas. A natureza é exuberante, repleta de pequenas propriedades rurais. Há inúmeras pousadinhas rústicas para pouso e / ou alimentação, onde se carimba as credenciais de peregrino.
Aqui não há ponte. É a segunda passagem direto pelo regato, na primeira havia uma pinguela para pedestres, nesta tem que se molhar os pés mesmo.
Olhe a bela Mantiqueira cheia de morrinhos gordos, por onde serpentearemos até domingo à tarde. Continuarei noutros posts.

4 comentários:

  1. Que beleza de fotos e lugares! Bem legal! Deve ter sido ótimo! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima tarde, Chiquinha!
      Devido ao fato de não ter havido outros feriados, o caminho estava repleto... quase congestionado!
      Outros beijos.

      Excluir
  2. Olá Cristina!
    Belíssimo post!
    Achei fascinante essa caminhada!
    Quero saber do resto do caminho.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jan!
      Já é tradição percorrer o "Caminho da Fé" ao menos uma vez na vida... e de preferência a pé ou de bicicleta.
      Quando me aposentar sonho em fazer da forma correta.

      Grande abraço.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.