23.11.13

Corda

Com a mudança do ensino fundamental para nove anos, estamos aprendendo a lidar com este público mais jovem, que antes pertencia à educação infantil ( cinco anos e meio, seis anos). 
Nos últimos meses, estive ensinando a turma a pular corda, todavia a garotinha K. não havia meio de perder o medo.
Ela ainda não tem sete anos, porém é esperta e madura. Tem um lado social/sexual avançadinho e boa coordenação motora. O que faltava era a confiança em obter êxito pulando corda.
Aqui, estamos treinando "cobrinha" na sala de aula, antes de seguir à quadra. Eu e a aluna mais velha, chacoalhamos a corda para ela se deslocar para cá e acolá.
Não estava funcionando, pois na maioria das vezes, ela colocava uma perna antes da outra e só ultrapassava, sem realmente pular.
Então tive a ideia de fazer mímica como eu fazia na creche: bater corda sem a corda física, só de mentirinha. 
Duas coleguinhas estão "batendo" e ela desandou a pular com tal desenvoltura, que a classe toda ficou espantada.
A alguns dias, um colega esteve com ela num aniversário, e disse que ela pulou sem parar, com corda verdadeira. Sinal que a aprendizagem se consolidou.
Aquele "galeiozinho" que eles adquirem após um tempo, abandonando o "salto esparramado", é um avanço crucial na psicomotricidade.

4 comentários:

  1. Que legal esse jeito de fazer perder o medo e ensinar a pular corda!beijos,chica

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  2. Excelente tarde, Chiquinha!
    Sorte que funcionou, pois esta brincadeira auxilia no equilíbrio, organização espacial e principalmente ritmo, além de tonificar as pernas.

    Outros beijos procê.

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  3. Que lindo
    mais uma vez lembrando do meu tempo de criança, era um vicio pular corda e elásticos. Beijos.

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  4. Você é mais novinha, eu não tinha corda... muito menos elástico.
    Pulávamos cipós, até que se arrebentavam e tínhamos que colher outros. Adorávamos também.

    Beijos a ti também.

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