1.11.13

Smilinguida




Pensem em alguém cansada... física e mentalmente! 
Estas últimas semanas foram exaustivas: na oficina, tinha serviço beirando o teto e foram duas semanas onde trabalhei como peão, em chão de fábrica, sem deixar totalmente o escritório.
Hoje, véspera de feriado, após 16 h 00, foi um reboliço. Eu não sabia se socorria os funcionários lá nos fundos ou atendia os clientes. Ainda tivemos um colaborador doente a semana toda. 
Outro rapaz antigo, que estava trabalhando conosco pela terceira vez, muda de emprego a partir de segunda feira, o que com certeza me sobrecarregará, até que outro se instale e tenha prática. 
Na escola, as crianças estão ansiosas pelo fim do ano, difíceis de se motivar. Segunda feira foi ponto facultativo para funcionários públicos, contudo dobrei período na empresa. 
Planejei adiantar tanta coisa desde as 5 h 00 e quando dei por mim já eram 9 h 40. Estaria recolhendo as crianças do recreio, se tivesse em aula. O tempo voa...
Nosso curso "Pacto pela Alfabetização" é corrido e difícil, com aulas às quintas à noite, onde temos tempo contado para lermos textos e apresentá-los à turma. Eu gosto de "mastigar" a leitura, e não ir pescando partes cronometradamente.
Temos lição de casa preparação de atividades no fim de semana e aplicação com a classe em seguida. Passa-se ao trabalho teórico caprichado e envia-se à professora, com fotos.
Na próxima sexta-feira, temos que enviar o final de um projeto de três semanas. Nós, seis professoras da escola, exploramos o tema "Reciclagem".
Fizemos um trabalho de sensibilização da turma, digitado por mim. Nove grupinhos de aulas foram divididos entre nós (só a última para mim). 
A conclusão, eu estou fazendo e enviarei às outras como modelo, pois cada qual tem uma realidade diferente em sala de aula, e terá que adaptar sua conclusão.
Ainda resta a avaliação do projeto, das criança durante sua execução (se avançaram e onde) e minha auto avaliação.
Tudo isso, sem contar as outras aulas normais que necessitam ser preparadas, avaliações bimestrais que se aproximam, e ainda preencher dados bem precisos na plataforma do MEC, sob pena de perder a "borsa" de R$ 200,00.
Estou lendo "Mar Morto" de Jorge Amado a meses, apesar de não estar empolgada por este livro morno, quero terminar. Detesto deixar livros pela metade.
O conto "Blanche" grita dentro de mim e não consigo externizá-la, por falta de tempo para concentração. É um tipo de texto que faço, deixo "de molho" e reviso umas vezes.
Estou triste? Felicíssima: nesta semana, após arrecadação, fomos à empresa coletora de sucatas do pai de meu aluno. Conseguimos R$120,00 com a venda de recicláveis pelas três turmas da manhã.
Hoje compramos o "potão" de sorvete, uma festa! E a aprendizagem rendeu matemática, relatos textuais, comunicação oral, consciência ecológica, coleta seletiva na prática e avanço no Sistema de Escrita Alfabética.
Um belo acróstico com a palavra RECICLAGEM, joguinhos da forca com consciência fonológica são exemplos de atividades do Projeto. valeu!
Imagem daqui   

8 comentários:

  1. Estou aqui cansada só em te ler, mas vibrando com tuas empolgantes conquistas no projeto do "Pacto"; agora te acompanhei de pertinho em cada passo da aplicação...

    Se agarre com a vitamina C pra dar conta da lida, amiga.
    Bjos e um calmo final de semana.
    Bjos,Cris.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu!
      Já estou me mandando para o sítio, após ter acordado às 5 h, ido ao cemitério a pé (caminhada), ajeitado a casa e ter feito TRÊS trabalhos escolares.

      Muita frutinha mesmo, estar saudável é fundamental.
      Outros beijos e excelente início de novembro.

      Excluir
  2. Olá Cristina
    Até cansei, nossa !!! como sua rotina diária é movimentada, adorei seu texto mesmo cansada demonstra amor pelo aquilo que faz. Imaginei o potão de sorvete e todos se deliciando.
    Parabéns pelo pique.
    Obrigada pelo carinho da visita.
    Bom fim de semana. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Verinha!
      Consegui manter a classe quietinha por DEZ minutos durante a degustação do sorvete, um recorde!
      A moça que limpa a sala é que ficou de cara feia...

      Eu que agradeço a visita, um maravilhoso descanso.
      Abreijos.

      Excluir
  3. Tem dias que de tanto a fazer e resolver ficamos caidinhas de cansaço.Mas passa! Lindo descanso e bom fds!beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Chiquinha, agora que terminei de passar roupas e lavar a louça, estou à toa, aguardando para dormir na serra. Lá eu só vivo o presente. Delícia!

      Um ótimo domingo também a ti, beijos.

      Excluir
  4. Muito bem, agora é descansar, o final de semana tá aí, aproveite e relaxe.
    beijos cariocas e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pro mato, alfazema, é lá que recarrego as pilhas para a próxima semana, me esbaldando com a natureza: sem TV, telefone ou computador (só um rádio A.M.).

      Que seu descanso seja sereno, grande beijo.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.