25.12.13

Natal

A Nina (matriarca de 91 anos) disse ontem à ceia, que aquela era a melhor festa em que esteve (pensando estar fora de casa).  Queria a todo custo um sanfoneiro, enquanto espetava fiapos do peru e levava à boca, voltando o mesmo garfo à ave...Ui!
Acordei às 7 h 00 e pedalei espaçosamente com o Par enquanto a cidade dormia. Garoa fina, silêncio lunático, volta à casa para café e pão caseiro.
Limpei minuciosamente a casa (faz de conta), roupas à máquina, matei as lagartas da samambaia. Estou com três livros começados... preferi o blog, com um copão de água de canela.
O almoço de família será numa das tias, mas não iremos. Quero assistir TV das 13 h 00 às 15, TCM: "Os Pioneiros" e "Dra. Quinn". Ontem, quando me lembrei, o primeiro seriado já estava ao fim.
Quando meu casalzinho acordar, após meio-dia, prepararei algo para comerem. Vai depender da ressaca: vitamina de frutas, um lanche, ou irão direto ao almoço (aqui ou noutro canto).
O vizinho insiste para almoçarmos com eles (e seus parentes), contudo gosto do sossego caseiro, nesta nublada e preguiçosa quarta-feira, num verão de 23 graus.
E assim se vive mais um natal. Dei e recebi poucos presentes e fiquei feliz por este não consumismo. Comilança desperdiçadeira também aboli (já que não bebo mesmo).
Daqui  tirei a imagem.

8 comentários:

  1. FELIZ NATAL e como é bom um Natal verdadeiro e simples,né? beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chiquinha!
      É na simplicidade que reside a mais delicada poesia, e devemos procurá-la sempre.
      Excelente restin de natal, outros beijos a ti.

      Excluir
  2. Olá Cristina!
    Seremos duas a apenas curtir o dia diante da TV.
    Passei boa parte da noite 'consolando' meus cães, por causa dos fogos... descobri que meu 'shshshshsh...' (que sai baixinho...) os tranquiliza.
    Ocorreu-me sugerir que faça um risoto de peru, com o que sobrou da "matriarca" ...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jan!
      Tive uma cadelinha por 15 anos, e deixei de sair algumas vezes, por receio de deixá-la em agonia devido a esses oportunos fogos.
      A dona do peru levou os restos embora... a avó não tem mais juízo! Risoto seria uma boa forma de reciclá-lo.

      Outro abraço a ti.

      Excluir
  3. Pude perceber que a "avó" tá meio 'fora da casinha' ;-(
    A ideia do risoto foi uma brincadeira baseada nas garfadas da avó rsrsrs.
    Feliz restinho do dia 25!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Jan, ela dá umas falhadas... mas conhece quase todos nós, quando não está debilitada.
      Em dias úteis tem uma cuidadora diurna e outra noturna. Não dá pra deixá-la sozinha um minuto.

      Até mais.

      Excluir
  4. Que bom que o seu Natal foi bom!!!
    O meu não foi dos melhores, mas enfim, a minha familia é assim...
    Beijinho e um feliz ano novo!!!
    Volto amanhã!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, minha amiga Marina!
    Seu pai, sendo idoso, perdeu o pique, como dizemos aqui. O meu também não ia, quando era vivo, mas minha mãe o deixava só.
    Na minha família, também sempre falta alguns, normal né?

    Excelente 2014 também a ti, esposo e João.
    Outros beijões!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.