31.1.14

Balanço

Último dia das férias, do mês, da semana... por todo o janeiro segui com a reeduc e perdi peso: quase CINCO kg! Não estou me gabando, apenas incentivando. 
Por todo o ano de 2008 eu subi de 63 para 68 kg. Fiquei lá até final de 2012. Em 2013 apertei as caminhadas, que antes eram só domingueiras. Quatro noites por semana e engordei... fui para 71.
Percebi que caminhada sozinha nada resolve, então aguardei a virada do ano: reeduc. e corrida. Corri uma média de 16 km por semana, divididos em cinco noites (a pista é aqui na esquina).
Mas o diferencial mesmo, creio que tenha sido a água sete vezes por dia. Tomando água em jejum, eliminei totalmente o café puro, que nunca liguei. Assim, eliminei parte do açúcar diário e a vontade de doce sumiu. Iniciei a rotina dum pequeno café da manhã.
A granola ao menos quatro vezes na semana, suco verde duas, muita fruta e legumes, arroz integral intercalado com o branco, carne com extrema temperança. Nada de refri, suco doce, adoçantes, raríssimas sobremesas. 
É tranquilo comer pouquinho, sabendo que daqui a três horas tem mais. Mastigar devagarinho, sabendo que não irei repetir, também ajuda.
Na feira, comprei bananas e melancia pro "Fiotão"; uma pera, porque tinha da portuguesa; pó de café direto da roça (atrás da alface); alface rubra; pimenta "chapeuzinho de palha"; potinho de mel também direto do sítio; cheiro verde (tem muita vitamina); maçãs fugi e abacate para o Par; cebolas; cenouras;  queijo.
Eu ainda tinha legumes, e frutas que peguei no mercado.
Hoje saí de moto neste calor sem chuvas e tomei água em todo local onde estive. Fiquei sem fome pro almoço.
Bati este suco verde com casca de melancia (verde e branca), manga, um ramo de erva aromática melissa e duas folhas de alface. É apenas bebível. Pode-se trocar a melissa por uma pimenta chapéu de palha, exala um perfume delicioso.
Tomei tudo isso e mais o chorinho que sobrou no copo do liquidificador. Finalizei com duas bolachas integrais e uma de maisena.
Às 9 h 00 comi um pedaço de abacate (sem açúcar); às 15 h 00 comerei uma banana com granola; jantarei às 18 h 00 (arroz, feijão, mini bife e salada; 21 h 00 comerei mandacaru.
Neste verão é mais fácil emagrecer, se movimentar, tomar muita água; a fome é menor. No inverno, tentarei apenas manter o peso, e abusarei das sopas.
Semana que vem volto ao trabalho e reorganizarei a rotina, nada grave. É delícia férias coletivas, pois todas chegaremos perdidinhas ao serviço.
Gostaria de me habituar a pular corda como forma de exercício, estou com as cordas na escola, oficina e casa, porém não me disciplino...

12 comentários:

  1. Olá Cristina!
    Realmente, sua postagem foi um verdadeiro incentivo!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jan!
      Estou ciente que de agora em diante o progresso será menor, contudo a arrancada inicial superou minhas expectativas iniciais.

      Outro abraço procê!

      Excluir
  2. Oi, Cristina!
    Músculo pesa mais que gordura e por isso não podemos afirmar que uma pessoa engordou praticando exercícios. Com certeza a sua alimentação estava errada.
    Emagrecer começa por combater o estresse, a começar por dormir bastante. Não tomar café por um lado é bom, por outro não. Ele é um alimento que acelera o metabolismo, mas não deve ser ingerido com açúcar. O açúcar é uma grande vilão. Se você é ansiosa, esqueça o café. Sabia que a canela, tira a nossa vontade de comer açúcar? Uma banana amassada com aveia, canela e mel vai bem!! ;)
    Boa sorte na empreitada!!
    Devagar e sempre!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Minha alimentação das 18 h 00 era totalmente errada: era onde eu mais comia (por ansiedade, após um dia cheio). Eu pulava o café da manhã, ingerindo café puro (com açúcar), o que incomodava a gastrite, e eu nem ligo para café. Entre o jantar e o horário da ceia, eu beliscava várias vezes, principalmente doces, por estresse e indisciplina.
      Quanto ao sono, durmo 7 h 00 por noite: das 22 h 00 às 5 h 00, mas confesso que adoraria acordar às 4 h 00 para o dia render mais!
      Descobri mais uma propriedade da canela... eu não fico sem. Também adoro aveia, banana, mel. Vou experimentar levar ao freezer, li que banana congelada parece sorvete.
      Grata pelo incentivo e pela dicas. Dois kg para fevereiro, aproveitando a facilidade do verão, estará bom.

      Abreijos interioranos.

      Excluir
  3. Cris,
    tuas recomendações são animadoras.Vou adequar uma ou duas coisinhas por aqui.To precisando me re-re-reeducar:)
    Iogurte com granola também fica bom.
    Aplausos pelas conquistas.
    Bom retorno ás aulas.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calu!
      Adoro iogurte com granola, mas da granola feita em casa, sem ingredientes suspeitos.
      O resultado envolveu o tripé: corrida, reeduc e água.
      Agradeço pelos aplausos, mais ainda faltam sete kg para o peso ideal / idade.
      Quanto às aulas, também fico grata, espero que o retorno seja tranquilo.
      Outras beijocas prá ti.

      Excluir
  4. Muitos parabéns Cris! Admiro sinceramente sua motivação para comer de forma saudável e fazer mais exercício. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jô!
      Tive que criar vergonha na cara e dar a arrancada, senão viraria um barril!

      Outros beijões!

      Excluir
  5. Um balanço supre legal esse!Que continues bem,saudável , chegando aonde queres! bjs, lindo fevereiro!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chiquinha!
      Olha, mais que chegar onde quero, devo chegar só até onde posso, senão as rugas passam a saltar prá lá e prá ca!
      Que faço? Entre as rugas e a barriga, devo achar um meio-termo...

      Excelente fevereiro também a ti,
      outras beijocas.

      Excluir
  6. Cristina, ninguém deve ter mais experiência em dietas do que eu.

    Penso que não se deve aumentar o exercício físico, a não ser que se queira continuar com ele, depois de concluido o processo.

    Meia hora de caminhada e alongamentos, é exercício suficiente e que se deve manter para toda a vida.

    O importante, é ir reduzindo o peso da alimentação e reeducar o volume do estômago. Por este motivo, não devemos beber mais do que 3dl de água de cada vez. Passada 1/2h, podemos repetir a dose.

    Quem tem problemas de gastrite, não deve beber sucos ou batidos. Os líquidos diluem os sucos gástricos. É preferível comer alimentos sólidos, muito bem mastigados e ensalivados.

    Um bom pequeno almoço, acaba com a fome do fim de tarde.
    O meu, é consituído por uma taça de salada de fruta: melão, mamão, (laranja no Inverno) com outras frutas pouco calóricas, iogurte com chia e, para terminar, uma pequena chávena de café branqueado com um pouco de leite e uma bolacha integral.
    A granola é um bom alimento, mas não num quadro de emagrecimento pois é muito calórica. Pior, quando misturada com banana e mel.

    Já experimentou usar stévia? Eu uso-a.

    ~ ~ ~ Abraço ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  7. Oi, Majo!
    Gostei das dicas. Quanto à stévia, minha nutricionista (que não obedeço à risca) afirma ser o melhor adoçante, contudo em seu processo de fabricação há bastante química.
    As corridas, pretendo manter para sempre: são mais rápidas e desafiantes que a caminhada. Preciso ampliar as pedaladas pela cidade, só estou usando bicicleta aos domingos.
    Vou me lembrar do tamanho do estômago antes de ingerir líquidos, faz todo o sentido. Não compreendi bem o quanto é 3dl.
    A ingestão de alimentos de três em três horas (6 ao todo), e a diminuição do café, desapareceu com minha gastrite, por hora. Faz sentido também, pois minha dor era sempre de vacuidade (nas madrugadas, com estômago vazio).
    Por hora, estou diminuindo o peso. Agora, mais lentamente, todavia de forma contínua!
    Grande abraço a ti.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.