9.1.14

Catolicismo

Aqui no interior, ainda é comum vermos pessoas com hábitos arraigados desde quando a igreja católica tinha poder social e político fortíssimo. E também religioso, claro.
Ontem, enquanto eu corria na pista do piscinão, uma velhinha caminhava com o rosário em mãos, rezando o terço (é algo comum). Coisinha mais sublime!
Agora a pouco, uma moto em minha frente, passava por detrás do Cristo da cidade. Ele, menino novinho, soltou a mão direita e fez o sinal da cruz. Quem pilota moto, sabe que a mão direita acelera e breca; tem um descidão naquela rua e ele ziguezagueou...
Se um padre conhecido (porque eles não usam mais o famoso colarinho de padre) anda pelas ruas, ainda há quem faça questão de lhe pedir a benção. 
Passando pela lateral das igrejas, várias pessoas também fazem o sinal da cruz, assim como em frente ao cemitério, velório e cortejos fúnebres.
As expressões: "Vai com Deus"; "Fica com Deus" - mesmo sem intimidade; "Deus te crie" - quando alguém dá um espirro; "Deus te pague" - quando fazemos um favor; "Deus me livre" - quando a coisa é feia; "Pelo amor de Deus" - num apelo, ainda são corriqueiras aqui no interior.
O hábito de rezar alguns terços, ao passar a noite no velório e orações em pequenos grupos ao pé de doentes acamados resistem ao século XXI.
As orações de algumas professoras com seus alunos ao iniciar as aulas; o sinal da cruz ao adentrar o local de trabalho; antes de sair em viagem e ao enfrentar algo difícil, também acontecem.
Há ainda as introspectivas rezas em rádios interioranas, exatamente às seis e dezoito horas, quando pessoas colocam um copo d'água ao lado do aparelho, para se tornar benta.
Para quem não dispõe de muita fé (pois fé é dom individual), rezar o terço seguindo o rosário é no mínimo um excelente exercício mental. Eu aprecio quem sabe comandá-lo com convicção.
No rosário, há mistérios para serem rezados de acordo com cada ocasião: dolorosos - para morte e doença; gozosos - para momentos jubilosos; luminosos - para sacramentos (batismos, casamentos, crismas, etc); gloriosos - para vitórias.
São singulares manifestações a mesclar religiosidade com cultura e arte, onde a espontaneidade e fé se sobrepõem ao raciocínio lógico-matemático e ao estresse diário. 

6 comentários:

  1. Olá Cristina
    Fiquei lendo seu post como se estivesse hipnotizada, adorei ler.
    Lembrou-me de uma canção do padre Zezinho, "De lá do interior"
    Ele diz que as pessoas do interior guardam a essência e costumes antigos e não sentem vergonha de ter fé. Aqui em Muaná não é diferente o povo tem muito respeito e seguem com suas tradições. Acho lindo em ver que homens já pais e avós chamam seus pais de papai e mamãe e pedem bênçãos, o mais velho beija sua mão abençoando e o mais novo logo a seguir beija a mão do mais velho agradecendo é muito rápido e não há ninguém que não faça o mesmo desde o mais novo ao mais velho e até eu entrei neste costume. É adorável o respeito e o amor que as pessoas tenham e conservem para sempre, pois educação e respeito nunca irão cair de moda.
    Parabéns por tocar neste assunto avivam na gente lembranças e desejos de fazer nascerem costumes tão lindos e que só fazem bem.
    Beijinhos paraenses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flor do Marajó!
      O costume de tomar a benção dos mais velhos tem se perdido na cidade, contudo na zona rural continua forte.
      Eu tomo a benção de minha avó até hoje, e dos tios mais velhos... das tias novas, perdi o hábito.
      Outro dia, cheguei ao velório às 5 h 30 da manhã e havia um grupinho terminando a reza ao velhinho falecido. Estavam exaustos pela noite em claro, porém se esforçavam em homenagem àquela alma que se desprendera.
      Realmente é como você diz: amor, respeito e educação são atemporais.

      Outros beijos interioranos a ti.

      Excluir
  2. Muito bom o tema abordado, você me fez lembrar das orações que nós fazíamos junto da professora antes de cada aula. Ainda carrego lembranças dessa época de "catolicismo". Infelizmente com o modismo de não pode isso, não pode aquilo porque o país é laico, tudo foi ficando mais material e menos religioso. Me lembro como se fosse hoje quando tiraram os crucifixos da faculdade que eu estudava e tiraram também os crucifixos da parede dos fóruns da cidade. E ainda tem gente que discute a frase sobre Deus nas notas brasileiras..onde iremos parar? Podemos ou não podemos manifestar uma fé?
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Star! Bem vinda!
    Eu também me lembro, de quando trabalhava na creche e a Coordenadora chegou de uma reunião esbaforida. Correu à sua sala e retirou rapidamente uma santinha que mantinha sobre o armário.
    Foi quando ela, meio trêmula, citou a laicidade e marcou reunião para expor as novas regras sobre o assunto.

    Gostei de dialogar contigo,
    outro abraço do interior.

    ResponderExcluir
  4. Querida Cris, também li com satisfação seu belo post, e fiquei aqui pensando o quanto esta rede de televisão, a tal platinada principalmente, tenta induzir o povo daqui e lá de fora de que este Brasil é só o eixo Rio-S.Paulo. Esquecem o quanto este país é grande e cheio de idiossincrasias. Você avivou as lembranças de como eram os nossos tempos de escola e nos fez enxergar que, até mesmo nos dias atuais, ainda existem lugares com pessoas que não têm vergonha de explicitarem sua fé. Achei o máximo a velhinha rezando o terço enquanto fazia seu cooper, aliás, um bom momento para este exercício espiritual aliado ao físico.
    Não sou religiosa, mas respeito as pessoas e suas crenças, só não gosto de nada imposto e que tire me coloque em situação desconfortável, mas acho lindo esta manifestação de fé e respeito de alguns.
    um super abraço carioca



    ResponderExcluir
  5. Ótima noite, Alfazema!
    As peculiaridades deste Brasil deveriam ser expostas por aquela e outras TVs, pois a massificação cultural empobrece.
    A caboclice dos caipiras ainda expõe certos comportamentos de uma época sem mídia, quase hermética, que gosto de observar.
    Esta "paçoca" bem piladinha entre religião, expressão artística e cultura indouta aparece cá e acolá, cada vez mais escassamente.
    Uma pena...

    Abreijos brejeiros!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.