3.1.14

Disciplina

Sim, esta é a chave para cumprirmos as resoluções que fazemos para o ano. Planejamos (inclusive colocando em papel), nos organizamos e seguimos uma rotina "seguível".
Quebrar a rotina é facílimo, porém retomá-la torna-se árduo. Então as metas devem ser propícias de serem cumpridas sem entraves.
Novos projetos costumam apresentar três fases básicas: a primeira é a "lua de mel", onde estamos empolgados, animados, imbuídos pela novidade.
A segunda e pior fase, é quando os entraves aparecem e ainda não estabelecemos nosso "local de querência" naquele projeto (seja casamento, emprego novo, andar de bicicleta, um curso, frequentar academia, um voluntariado, fazer reeducação alimentar).
Muitas pessoas desistem do projeto justamente na fase 2, pois é aí que os problemas se aglomeram e ainda não temos prática para resolvê-los sem estresse.
A última fase, é quando já nos adaptamos, estamos "em casa". É quando estamos disciplinados o suficiente para manter a rotina (seguir com o planejamento e nos mantermos organizados).
O tempo estimado para a mudança das fases não existe. Pode levar dias ou anos, o importante é saber detectá-las para melhor superá-las.
DISCIPLINA = PLANEJAMENTO + ORGANIZAÇÃO + ROTINA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.