24.1.14

Doenças Senis (demências)

O que antigamente se chamava de caduquice e hoje se generalizou para Alzheimer (envelhecimento acelerado do cérebro), são doenças cerebrais progressivas ou crônicas que acometem principalmente mulheres, sobretudo após os 65 anos de idade.
A demência degenerativa Alzheimer é responsável por mais da metade dos casos; o restante se divide entre cerca de 20 patologias, que podem ser sobrepostas (Alzheimer com alcoolismo crônico, por exemplo): 
As doenças vasculares: AVCs, aneurismas, uso crônico de cocaína, etc, compreendem a segunda maior causa, sendo mais comuns em homens.
Demência também degenerativas: dos corpos de Levy, doença de Pick, mal de Parkinson.
Traumatismo cranioencefálico (demência pugilística, acidentes, etc.); medicamentos mal administrados e de uso crônico, etc.
Infecções (HIV, Meningites, encefalites, sífilis neurológica, etc.); doenças metabólicas (da tireoide, insuficiência renal e hepática, etc.
Falta de oxigenação cerebral (doença cardíaca, insuficiência pulmonar, arteriosclerose, etc.).
Deficiências de vitaminas (B1, B12 e ácido fólico); tumores cerebrais; Intoxicações (alcoolismo, metais pesados, etc.); 
Os sintomas mais comuns e geralmente progressivos são:
Perda da memória, confusão mental e desorientação; dificuldade em compreender comunicação escrita ou verbal; em tomar decisões ou encontrar as palavras; em reconhecer familiares e amigos; esquecer fatos comuns, como a data atual; alteração da personalidade e do senso crítico; depressão, ansiedade, insônia, desconfiança, delírios e alucinações.
Também ocorre agitação (noturna); falta de apetite e perda de peso, incontinência urinária e fecal; dificuldade em dirigir; perder-se em ambientes conhecidos; fala repetitiva / movimentos repetitivos; dificuldade nos cuidados pessoais (cozinhar, fazer compras).
O diagnóstico necessita de anamnese, sinais clínicos, observação familiar e exames como: hemograma; teste de função renal, hepática e tiroidiana; dosagem sérica de vitamina B12 e ácido fólico; sorologia para sífilis; glicemia de jejum; tomografia computadorizada de crânio ou ressonância magnética.
O tratamento na fase inicial inclui inibidores da acetilcolinesterase, antidepressivos, estabilizadores de humor ou neurolépticos, e tratamentos de fisioterapia e terapia ocupacional, assim como orientação à família e cuidadores, mantendo-o ativo, participando o máximo possível nas atividades diárias e de comunicação, a fim de preservar certas capacidades do doente. 
Prevenção: alimentação saudável, atividades físicas, cultura e lazer, evitar álcool e fumo, controle da pressão arterial e diabetes, rotina regular de sono, manter a mente ativa (leitura, resolução de problemas diários, trabalho).
Fontes: aqui , aqui , aqui e observação de minha avó senil, com 91 anos.

4 comentários:

  1. Obrigada por partilhar tanta informação.
    O único tio que me resta está a perder a memória, mas ainda apresenta bom raciocínio e um bom quadro de saúde fisica, apesar de ser diabético.
    Está a ser tratado por um neurologista para retardar o processo de demência.

    Com simpatia...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Majo!
    Espero que o tratamento de seu tio seja eficaz no retardamento do processo. Aqui no Brasil, o governo "banca" os fármacos, de alto custo, e o resultado é visível em poucos dias.
    Muito me preocupa esta questão: a gente trabalha tanto, se aposenta enfim, e perde o controle da vida... terrível.
    Gostei muito de sua visita, volte sempre.
    Abraço do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristina :) Infelizmente minha avó está sofrendo disso e não é nada fácil, tem que ter cuidados específicos e principalmente muita paciência e amor.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Renatíssima!
    É triste deparar-se com a avó nesta situação, principalmente porque as avós nos deixam lembranças tão afetivas...
    A minha repete as frases sem parar, faz xixi de meia em meia hora, lava as mãos e toma água a cada 20 minutos, dorme às 2 ou 3 da madrugada. É a agitação; triste mesmo.
    Tenho muito medo de ficar assim, após tantas décadas trabalhando para uma aposentadoria decente!

    Outras beijocas interioranas a ti.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.