17.1.14

Malefícios

Pesquisando sobre possíveis malefícios da panela-robô, fui caindo em outros links e me afundando num abismo interminável ( sem exagero).
Quanto à energia radiante, sofremos pressão de telefonemas fixos interurbanos, celulares, rádio comum, TV, computadores - sobretudo com wi-fi (que estão em vias de serem os novos vilões), satélites que nos sobrevoam, lâmpadas (algumas mais que outras), fiação elétrica, micro-ondas, sol, torres: de energia, telefonia celular e de TV analógica.
Campos magnéticos e elétricos nos encapsulam o tempo todo neste século XXI. Se levarmos tudo ao pé da letra, devemos comprar casa do lado oposto à fiação, na rua, e caminhar também em calçadas opostas à rede elétrica (vou pensar nisso quando estiver a pé).
Sempre ao pé da letra, devemos usar apenas viva-voz no celular ou fones de ouvido. Se moramos perto de torres (cidade ou zona rural), devemos nos mudar imediatamente, pois dormir ali pode ser cancerígeno.
Celular, não tenho (já tive)... não pelo risco, porém não gosto de falar via fone, mesmo no fixo. Quanto às torres, amo-as e adoro ficar debaixo duma, em zona rural, apreciando a paisagem, sondando as seriemas  (de vez em quando).
O micro-ondas deve ser usado como esterilizador de tábuas de carne, panos de prato e outros acessórios de cozinha (apenas). Até segunda ordem, não abandono o meu de jeito nenhum, é meu maior pecado!
Panelas de alumínio devem ser trocadas urgente, pois liberam metal pesado (o alumínio) nos alimentos, que nos envenenam ano a ano; nunca devemos raspar o funda da panela com colher de alumínio - o "veneno" é maior. Acredito, mas uso com respeito.
Os alimentos devem ser retirados ainda quentes das panelas de alumínio, todavia jamais pense em por alimentos quentes em vasilhas plásticas, inclusive levá-las ao micro-ondas (isso eu faço a décadas).
A  fumaça do fogão à lenha e sobretudo do churrasco é maléfica. A carne assada sobre carvão fica envenenada - não coma churrasco (deixe prá mim). Acredito que numa vida toda ao fogão, inalando tanta fumaça, devia mesmo haver malefícios às donas de casa do passado...
Frituras são perversas, pois a temperatura do óleo chega a graus altíssimos, e sobretudo no reaproveitamento torna-o carcinogênico. Deve ser verdade, evito ao máximo, contudo o sabor é bom demais!
O café, após quatro horas de coado, fica venenoso. Não sei, mas que fica muito ruim, é verdade. Sucos feitos a 15 minutos perdem propriedades, principalmente a vitamina C. Tudo que passa pelo liquidificador, perde nutrientes, pois fica "atropelado" (aceito como verdade).
Alimentos industrializados são péssimos. Cozimento rápido, assim como lento demais, causam danos à estrutura da comida. Refrigerantes? Falam tanto, porém o açúcar deles parece ser o maior vilão. 
Frutas descascadas logo oxidam e perdem valor. O flúor na água é terrível... É, mais terrível é ver uma criança da roça chorando com dentes doendo (podres).
Alimentos colhidos a muito tempo, vão perdendo seus nutrientes, assim como os congelados.
Ficar muito tempo em pé, sentado ou deitado, prejudica... claro, tudo que é demais prejudica, até fruta. Não vê os jogadores que morrem em campo?
Pintar cabelos e unhas é altamente tóxico, assim como usar maquiagem e cosméticos. Inalar combustível ao encher o tanque faz mal.
Como se costuma dizer aqui no interior, quando a coisa tá feia:
_ "Minha" Nossa Senhora de Aparecida do Norte"! Quê que eu faço? Viver é tão perigoso assim? 
Olha, tudo o que coloquei aqui, pesquei cá e acolá. Como eu já disse, as informações estão ao pé da letra. Devemos viver com moderação, sem abrir mão dos benefícios modernos e sem neuroses, caso contrário teríamos que apagar o próprio sol. Já pensou?

4 comentários:

  1. Ai meus sais...vixe que sinuca de bico,rsrsrs

    É mesmo, Cris, se formos levar ao pé da letra tudo que nos faz mal, teremos de voltar à vida das cavernas :)
    Concordo contigo: bom senso a cada passo equilibra os desequilíbrios.
    Bjkas e bom domingo.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Calu, se comemos tudo cru, tem o problema dos agrotóxicos; se cozinhamos, qualquer cozimento diminui nutrientes...
      Se vivemos à luz de velas, as chamas são tóxicas. Será que a luz do luar e das estrelas também são prejudiciais? Poeira cósmica, raios gama, beta, rx, ressonância, raios ultra violeta...
      Vamos pular esta etapa?

      Grande beijo, e excelente início de semana.

      Excluir
  2. Anônimo19/1/14

    Salam, Cristina!

    amei seu texto, interessante, bem-humorado e informativo.
    Já dizia o poeta: "São muitos os perigos dessa vida...."
    um abraço, sem perigo, do Rio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!
      Olha, se formos interpretar tudo a pé da letra, teremos que viver numa redoma, e mesmo assim, tomar cuidado com o material do qual se confecciona a tal redoma!
      Outro abração caboclo.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.