13.1.14

"Mamangavas"

Ontem enquanto almoçava na concunhada (viúva do irmão do Par), numa reunião de família devido à chegada da irmã dele, oriunda de SP, um sobrinho demonstrou o vídeo da Amazon.
Aquele projeto, que tem dado o que falar, para utilização dos mini-drones (naves não tripuladas - robôs) em entregas com cerca de 2 kg, num prazo médio de meia hora. 
Usados em guerras com sucesso, já estão auxiliando emissoras de TV em filmagens aéreas. Ampliar a atuação seria mesmo questão de tempo.
O início das operações está previsto para cinco anos. Atualmente, o raio de acesso das baterias elétricas do "Prime Ar" é de "apenas" 16 km ao redor dos depósitos, via GPS. Parece pouco, mas cobre grande parte de muitas cidades, se o depósito estiver posicionado bem no centro. 
Ocorrerá no país-sede (USA), porém ainda não houve regularização documental das autoridades de aviação para uso civil do drone.
Os locais escolhidos pela FAA para testes inclui Alaska, Nova York, Dakota do Norte, Texas, Carolina do Norte,  Virgínia e Washinton.
Os tetes, principalmente de segurança (ele aterriza verticalmente), que acontecem em Seattle, não estão concluídos. 
Os moto-boys que se cuidem... será que daqui a vinte anos, poderemos mandar nossas crianças à escola assim? Sendo mãe de engenheiro mecânico que atua na aviação, este tema de fascina!
Falei com o "Fiotão", que me alertou para os custos altos da operação, contudo aposta a favor, pois se deflagrada a atividade, teremos mudanças drásticas. Será que os correios já se mobilizaram neste sentido?
No setor horti-fruti-granjeiro da agricultura, teríamos imensa diminuição das perdas de qualidade, com  o transporte por via aérea, mesmo que caixa por caixa. 
Da mesma forma que a iniciativa tirará empregos de entregadores, também criará outros relacionados à fabricação dos "Zangões" (tirará empregos braçais e criará vagas especializadas).
Em volta do piscinão, aqui na esquina, fico observando aviãozinho, asa delta, helicóptero e tratorzinho por controle remoto: os homens ficam brincando, dão rasante, fazem curvas fechadas... com o trator é mais fofo, ele sobe barranco em alta velocidade, capota e se espatifa no chão, estrebucha por minutos e volta a agir. Só risadas dos espectadores!
Em toda esta história, apenas fico com a "pulga atrás da orelha" pelo nome tão só brasileiro da empresa. Filminho da Amazon    aqui

2 comentários:

  1. Oi, Cristina!
    Não passou no meu teste de qualidade :) Não tocou campanhia... que raios de entrega é essa? E se a entrega acontecer em um condomínio com vários apartamentos?
    Mas falando sério, os testes para esse serviço vão além da tecnologia, pois para o octocopter circular, as regras da FAA que cercam os veículos aéreos não tripulados também deverão mudar. Imagina o céu cheio desses aparelhos, o que poderia causar muitos desastres.
    Por outro lado, vejo o pré-lançamento do serviço sem ele definitivamente existir e ainda estar no campo de testes, ser uma forma de marketing para a Amazon. Os principais jornais do mundo postaram a notícia.
    Boa semana!!
    Beijus,

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  2. Olá, Luma! Tudo em ordem?
    Pelo que compreendi, na compra já se estabelece o tempo: no máximo meia hora. O comprador fica à porta esperando.
    A maquininha desce verticalmente no local determinado, via GPS.
    Pelo visto, o maior empecilho é justamente devido à segurança e legislação, conquanto os protótipos necessitam de mais testes.
    Quanto à propaganda, sem dúvida foi forte, inclusive com depoimento da concorrência (jogando contra, claro).
    Será que em uma década estaremos lendo isto como algo superado? Fato é que adoramos novidades tecnológicas, sejam úteis ou nem tanto.

    Ótima semana também a ti,
    Outros beijos caboclos.

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