16.1.14

Panela-robô

Eu não tenho tara por eletrodomésticos, meu espremedor de citros é excelente e custou R$1,00; dei igual à mãe e ela também aprovou.
Tenho o velho liquidificador e pronto. Mais nada.
Fato é que apenas faço arroz no micro-ondas, pela praticidade: fica soltinho e saboroso, numa rapidez de 20 minutos e já vem na tigela, pronto a servir. 
Sujar panelas? Desanima o preparo dos pratos complexos. E o micro-ondas nos deixa aquela pulga atrás da orelha, pela possível radiação, que nunca provam ou desaprovam.
Eis que a alguns meses venho pesquisando sobre a Bimby / Thermomix ou Bimby TM31, o último modelo da fábrica italiana.
Ah! Ela não queima nem gruda a comida (dizem que por isso perde sabor), mexe tudo sozinha e quando termina o almoço, te avisa. 
Basta colocar os ingredientes no copo de acordo com a receita, programar as funções e aguardar. Fritos, grelhados e assados ela não faz; adianta o trabalho, mas deve-se completar ao forno ou fogão. Adeptos de comida saudável aprovam.
Tem quase tudo a ver comigo. Exceto pelo preço, que se equipara a uma moto nova ou seminova. CHATO.
O jeito é aguardar até que o valor fique mais convidativo, pois as concorrentes não se equiparam a ela nas funções. Não me deixariam satisfeita, apesar de mais baratas. 
Ainda não conheço ninguém aqui no interior que tenha a máquina, então é um risco. Já existem ofertas na net da máquina usada, seminova... será que quem comprou não gostou? É importante tocar nela, vê-la funcionar, antes da decisão final de compra.
Tenho uma lava-louças que comprei numa loja de móveis usados à quatro anos. Um casal ganhou de casamento e não se adaptou. Comprei usada justamente pelo medo de não gostar, o preço foi ótimo. 
Já tentei utilizá-la por duas vezes e não acerto, desanimo e a abandono. Acho complicado ficar tirando o excesso de sujeira e ajeitando a louça com todo cuidado. 
Demora o mesmo que lavar à mão com torneira elétrica, sem contar que o mais difícil fica para a gente: panelas, assadeiras, plásticos muito gordurosos, limpar fogão, lavar e secar a pia...
Dizem as boas línguas, que para pessoas que comem fora, a panela-robô logo se pagará, caso haja a troca por cozinhar. Afinal, ela faz massa de pão e bolos, sucos, sopas (que adoro), molhos, sorvete, pudins, mousses, iogurte! Sei que faz feijão, mas e o arroz?
É batedeira, mixer, balança eletrônica, panela de pressão, picadora competente, vaporeira, trituradora de gelo... Um gadget num motor bem potente, que está arrastando os homens para a cozinha.
Pelo que pesquisei, tem assistência técnica no Brasil, com dois anos de garantia. Parece ser forte como um touro. É toda em aço inoxidável e facílima de limpar / lavar.
O marketing da indústria Vorwerk  é fortíssimo, há inclusive os "Bimbólicos": um grupo que troca receitas, interage com os novatos, dá dicas importantes. Creio que esta "lavagem cerebral" possa ser a pior parte.
Problemas, segundo o que pesquisei em comentários de textos: parece que ela vibra bastante na velocidade máxima... e as lâminas no fundo do copo (feito liquidificador), dificultam a retirada dos alimentos para irem à panela (acima do copo). Se retiramos as lâminas, sobra um buraco no fundo do copo.
A comida chega a "babar" de vez em quando, necessitando estar sempre abaixo dosagem. É melhor em doces que em salgados, portanto engorda.
O cheirinho de plástico do motor é maior que o aroma da comida; toda comida feita lá é característica: quem come, identifica como feita em máquina.
 Faz barulho acima da velocidade 4 e os apitos são irritantes, não param. O livro de receitas não é bom. Com o tempo, muitos vão deixando-a de lado, usando menos.
Não deixo imagem porque não é propaganda, é apenas devaneio (por enquanto). Creio que compraria uma usada, baratinha, de quem já enjoou a tempos. Fiz assim com um aparelho de ginástica (sabendo que enjoa) e também eu enjoei após a empolgação inicial, mas como custou baratinho... 

4 comentários:

  1. Ola Cristina, assisti vídeo deste monstrengo e parece ser salvador da pátria cozinha. Preço salgado no momento coisa de 7 salários mínimos do Brasil,rsrs.
    Quando estiver nesta maquina poderosa faça vídeo,kkkkkk.
    Bom mesmo é lavar as panelas numa bica de bambu com cinza e bucha vegetal,kkkkk
    Um abração mineiro amiga.
    Bjo de paz e luz.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tonin!
    Olha, creio que a geringonça não é para as exímias cozinheiras de Minas não...
    Já lavei muita panela em bica de bambu. Na falta da cinza, a areia fina servia. A bucha não tem substituto - é prima da melancia, melão e pepino - coisa boa, da gema!
    Abreijos sossegados procê!

    ResponderExcluir
  3. Querida Cris,
    Eu conheci esta tal panela Bimbi lá nas Oropa, precisamente na Itália, na casa de uma amiga que faz comidas deliciosas, principalmente doces e tem até um blog de receitas. Ela me disse que adorava sua panela e que a usava muito, pois facilitava no preparo de muitos pratos complicados. Achei super cara e nem me interessei muito porque não sou tão chegada em fazer coisinhas na cozinha. Mas, tenho duas panelas de arroz, dessas que fazem arroz sozinhas. Comprei uma aqui pro apartamento em Niterói e gostei tanto que comprei outra pra casa da serra. Vale a pena, principalmente para fazer arroz integral que é mais durinho e demora mais. Custa barato, em torno de 70 reais, tem nas cores branca e preta. Esta eu gosto e recomendo.
    beijocas cariocas


    ResponderExcluir
  4. Oi, Alfazema!
    Minha tia ganhou esta de arroz. Me amarrei também, e estou de olho nas ofertas de início de ano!
    Quanto à máquina, por enquanto preferiria uma moto pelo mesmo preço. "Ô loco"!
    Para um futuro distante, não custa sonhar... espero que não haja tanta polêmica com seu uso, quanto o micro-ondas.

    Outros abreijos interioranos.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.