22.1.14

Sete vezes ao dia

Na reeducação alimentar, ela não pode faltar de jeito nenhum: o primeiro copo, em jejum, deve receber (poucas) gotas de limão, pois a vitamina C ajuda na desintoxicação. Eu prefiro as gotas de limão mais tarde, após alguma refeição.
Entre as seis refeições diárias, cinco copos grandes d'água vão hidratar amplamente, diminuindo de forma drástica, a vontade de comer doces e até mesmo carnes (que uso como um temperinho). 
O último copo, antes de dormir, tomo com canela (mas tomo cuidado com o excesso), ou qualquer erva aromática esmagada (fresca ou desidratada). Não se trata de chá.
Com esta intensidade, diminui-se sobremaneira o desejo por café, sucos ou refrigerantes, sendo que o suco feito na hora, preferencialmente com mais de um ingrediente, pode substituir uma das seis refeições. 
Há vários chás que auxiliam na inibição do apetite, são diuréticos, desintoxicam e ajudam a emagrecer. Eles podem entrar também numa das seis refeições, com três biscoitos ou torradas integrais, mas eu evito adoçante.
Em certos casos, não se deve usar adoçantes em produtos quentes. Às vezes, uma pitadinha de açúcar mascavo ou mel, é melhor. Em última instância, a stévia deve ser preferida, ou mesmo um rodízio de adoçantes diversos.
Bebidas light e diet contém muitas químicas cumulativas, sobrecarregando o fígado e intoxicando o organismo. Estou tentando me acostumar com o sabor natural dos alimentos, diminuindo pouco a pouco sua docicidade.
O principal é que a água me acalma, diminuindo a ansiedade, e principalmente o "comer compulsivo", pois o estômago sempre estará forrado.
Prefiro a água filtrada e não engarrafada, pois a água dessa região é boa (águas engarrafadas podem conter doses de semimetal arsênico, sódio ou nitrato acima do recomendado).
Ler os rótulos de algumas variedades de água mineral e pesquisar seus componentes na net, verificar a validade e os sites das empresas, é importante para a saúde, evitando comprar-se gato por lebre (alcalinas e com vanádio são bem recomendadas).
A água mineral in natura, eu tomo direto na fonte, mas não deve ser confundida com aquela engarrafada, que viajou dezenas de quilômetros ao sol, foi acondicionada em locais quentes e a fonte é suspeita.
É hábito desta região, ir à Águas da Prata (pertinho), uma vez por semana, e pegar água mineral grátis, que jorra desavergonhada nas fontes. O problema é que se armazena fora da geladeira, em cozinhas quentes, e bactérias podem proliferar (pois não há cloro).
Minha avó não toma água com cloro, pega água na zona rural, mas filtra antes de usar.
Imagem daqui  

6 comentários:

  1. SETE?!?!?! E depois o que é que eu faço com os sapos que me vão nascer no estomago...no meio de tanta água!!! Aiiii Cris assim emagreço é nunquinha!!!!
    ...Só queria perder 3 kilitos...não jeito, maneira...grrrrrr!!!!!!



    jinhooooossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gê!
      Os médicos recomendam 8... fui boazinha.
      É claro que neste calorão brasileiro, tudo fica mais fácil. Estando no inverno, você pode tomar sopas, muitas!
      Perder três quilinhos é fácil, eu preciso de um pouco mais.
      Grande beijo prás três.

      Excluir
  2. Água fa muito bem e eu nem sempre tomo tanto quanto preciso...bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. É, Chiquinha, o hábito de se hidratar requer disciplina. Sabe que meu desejo desenfreado por doces desapareceu?

    Outras beijocas com inveja de sua vidinha praiana.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga Cristina, Tudo bem?
    Belíssimo lembrete sobre a água, na verdade todo mundo sabe que tomar água é saúde para corpo, hidratante para a pele. O problema é o habito, pois às vezes até esqueço que devo tomar água, mas vou ter mais atenção e me habituar, se bem que ultimamente percebo que estou tomando mais água. Minha avó na época de verão colocava uma pontinha de sal amargo, ela dizia que era para tirar o calor do corpo. Gostei da dica do limão e tomar em jejum.
    Agradeço o carinho de sua visita. Bem melhor da minha gripe. Beijinhos Paraenses.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Flor do Marajó!
    Que saudade do sal amargo... minhas avós diziam "salamargo". É excelente para intestino preso (uma pitadinha minúscula por dia) e também calmante.
    Um escalda pés com uma colher de sopa do "salamargo", vinte minutos antes de deitar, opera maravilhas em nosso sono. Por que será que não se usa mais?
    Que bom ter melhorado! Outros beijos do interior paulista.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.