26.2.14

Mesomórfico

Para manter o peso ideal, tento seguir 10 passos importantes:
1- conhecer e compreender minha compleição física, estatura e estrutura óssea. Uma mulher com o biotipo estilo "copinho de sorvete", com muito busto, ombros largos e deficiência de nádegas, costuma acumular gordura abdominal e não deve exigir-se um peso tão reduzido. Mulheres de ancas largas apresentam gordura disfarçada.
Numa compleição corporal, observa-se a circunferência do punho não dominante e a altura. Eu, por exemplo, tenho o punho esquerdo fininho e sou de altura mediana (1,68); sou também "ancuda", estilo violão, então tenho a gordura corporal mais distribuída, não tão concentrada no abdome; meu peso ideal deve ser o menor da tabela (há tabelas na net).
2- As 6 refeições diárias (ou 7), comendo a cada 2 h 30 ou no máximo 3 h, para regular a insulina e queimar gordura. Legumes diversos  e carnes grelhados são deliciosos e magros. A berinjela, após repousar 15 minutos em água e sal, apenas aberta ao meio no sentido longitudinal, vira dois bifes vegetais, regados a azeite, e custa muito pouco.
A sardinha, sem nenhum tempero, é rapidamente grelhada, e ingerida lentamente, causa saciedade e fornece gorduras do bem. Frango sem pele e outras aves são rápidos e saborosos, temperados com ervas diversas.
Frutas nos dois intervalos e iogurte com granola na ceia, eliminam a ansiedade e compulsão alimentar. Eu gosto da sardinha pura na minha ceia, após sopa de legumes (e carne usada como temperinho) ao jantar. Prefiro uma sopa quentíssima, mesmo no verão, em vez de salada; cada qual observe seus estilos.
3- Ingerir ao menos 8 copos d'água (300 ml) por dia. Para não lacear o estômago, dividir em duas porções com intervalo de meia hora, sempre entre as 6 refeições, em jejum (com gotas de limão) e ao dormir. 
Minha água 1 hora após o jantar, é com caldo de canela (sem aquecer), para meu metabolismo não cair tão cedo, visto que acordei às 5 h 00. Amenizou minha dor lombar, por desinflamar. Líquidos devem ser ingeridos entre as refeições, e não com elas (evita lacear o estômago).
4- Observar-se. Nosso melhor psicanalista pode ser nós mesmos; um estado emocional equilibrado auxilia o emagrecimento. E ser discreto, apesar da vontade de compartilhar vitórias: comentar muito a reeducação alimentar faz com que sejamos alvo de boicotes e piadinhas.
5- Exercícios físicos para queimar e ganhar massa, ao menos meia hora por dia, 4 vezes por semana. Se for caminhada, ir sozinho e de boca fechada para favorecer a respiração; acelerar a cada vez, contudo mantendo um certo conforto, sem ser passeio - sentir  fisicamente o esforço. 
Eu corro meia hora por noite (4 km), cinco noites por semana, inclusive  sextas, sábados e domingos - que são as melhores noites, com menos trânsito na pista. Não perco o conforto de um trote leve, acelero apenas na última das 5 voltas.
6- Observar a pirâmide alimentar (ou similar), para ingerir carboidratos: cereais integrais; vitaminas: frutas, legumes e verduras; proteínas: leguminosas (feijões), oleaginosas (sementes) e carnes brancas, ovos, leite magro e derivados, suprindo ácidos graxos essenciais. Exercer temperança na carne vermelha, frituras e doces.
7- Manter uma distância inteligente dos 4 pós brancos modernos: cocaína, farinha de trigo branca (que escangalha o intestino), açúcar e sal refinados. 
O sal bruto ou mineral é melhor, pois não recebeu adição química de refinamento. Há também a flor de sal e o sal negro de origem vulcânica.  
Preferir açúcar mascavo, demerara ou mel; nunca adoçantes, que contém químicas cumulativas. O mascavo deixa sabor residual, sendo bom para receitas; o demerara custa a dissolver, devendo ser liquidificado.
8- Planejar as refeições com antecedência e observar os termogênicos. Organizar-se para manter estoque saudável, sem guloseimas tentadoras, e carregar alimentos onde for. Inserir termogênicos ajuda a queimar gorduras. 
9- Abusar de chás, sucos verdes e temperos: condimentos e ervas. Todo chá pode também ser tempero, e vice-versa. A couve pode ser congelada enroladinha sem o caule, com salsinha, e formar par com cascas de frutas (inclusive de melancia, banana e mandacaru), laranja sem casca ou cenoura, num suco verde, toda segunda e sexta-feira. 
10- Consultar mais de uma nutricionista, para variar as opiniões, e manter o domingo de folga, sem contudo relaxar em sábados e feriados. Comer aos domingos significa variedade e não quantidade: 1 bolinha de sorvete; uma lasquinha de bolo recheado, um quadrinho de chocolate; 1 pires (de café) com batatas fritas, 1 copinho de refrigerante... não tudo no mesmo dia.

6 comentários:

  1. Aiiii...menina...sempre que leio os teus conselhos fico com a certeza que vou ficar magra...é nunquinha...:(

    jinhooooooossss Portugas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gê!
    Não desanime, três quilinhos não é nada. Se bem conheço seu exagero, vai ver é um quilinho apenas a eliminar.
    Aguarde este inverno rigoroso passar, que ficará "facin".

    Beijão Brasil procê.

    ResponderExcluir
  3. Ahahahahahah;) Até tu Cris?!?!? Deixo para tu fazeres as contas:
    44 anos, duas filhas, 1,60...e 60 kilos...uma anca 42 (no minimo) e uma cinta 38...
    Agora me diz: Preciso ou não de perder uns quantos?!

    Sim, o inverno não ajuda nadinha, estou desejosa de voltar às minhas caminhadas:))))

    jinhoooooossss portugas p'ra ti ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitinho! Com umas poucas gordurinhas servindo de "caderneta de poupança"
      Se emagrecermos demais, haja butox (e eu não posso gastar meu dinheirinho nisto).
      Beijocas prá ti, S e s.

      Excluir
  4. Está muito bem o seu plano...

    Sucesso, saúde e muitas felicidades!

    ~ ~ ~ A b r a ç o. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Majo!
      Estes textos, faça prá mim mesma, para que entrem na cabeça.
      Estou estudando bastante, acrescentando uma coisinha cá, outra acolá, e eliminando peso aos pouquinhos.
      Até mais.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.