8.2.14

Secura

Sistema Cantareira 07/02 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Imagem daqui
Não me lembro de um verão tão seco... a média pluviométrica para janeiro nesta região é de 350 mm, porém só tivemos 75 mm. Uma perda irrecuperável neste verão, pois de agora em diante, as chuvas que vierem serão em pancadas rápidas e fortes. A chuva de janeiro é fininha e constante, umectando a terra.
Na oficina, temos consertado várias peças de irrigação; nem é nossa área, todavia os produtores estão desesperados. Até mudas de café estão sendo irrigadas, onerando os sitiantes.
As verduras estão miúdas, feias e duras. O preço, alto. Para breve, os legumes também serão problemáticos. Com pastagens secas, o gado necessita de trato extra, aumentando o preço da carne.
O ar muito seco e altas temperaturas estão comprometendo plantações diversas: as flores caem antes da hora e não há produtividade.
Desde o início do ano estamos com a temperatura oscilando entre 20/21 e 32/34 graus ao longo do dia, sendo que janeiro costuma ser fresquinho, com chuvisqueiros constantes. Neste instante está em 32 graus.
Minha erva aromática melissa, no vaso do quintal, estava desmaiada (não aguei durante a semana), por sorte a salvei, perdendo alguns brotos.
Ontem, ao sair para fazer as cobranças programadas às empresas parceiras, notei várias calçadas sendo lavadas pelas donas de casa ou faxineiras. Até a faxineira da vizinha lavou... cúmulo da falta de discernimento! 
Na cidade vizinha, onde meu irmão trabalha (na SABESP) já está faltando água. Aqui, não temos represa, a água é captada direto no rio: mais saudável, porém arriscado nesta época seca. 
A previsão de chuvas é para daqui a uma semana; enquanto isso, o calor e sol escaldante aliados à falta de economia da população, deixam diversas cidades em regime de racionamento.
Uma hora depois: após trovões esparsos à sudeste, chuvisca enfim! O cheirinho das escassas gotas na poeira é reconfortante, e uma brisa úmida abranda o calorão. O som dos delicados pinguinhos no telhado soa como música após tanta seca. Emoção!

5 comentários:

  1. Desejo muito que esse quadro de secura passe e que a situação evolua da melhor maneira. A foto é de uma terrível desolação.

    Procurei no mapa a tua locaidade, mas não consegui. Há um mapa no Google com as regiões do leste do estado de S. Paulo, mas estão nomeadas, não numeradas...

    ~ ~ ~ Beijo amigo. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Oi Majo, eu vivo quase na divisa de Minas Gerias. Procure por Poços de Caldas, a maior cidade nas proximidades. Ela é uma cidade mineira.
    Quanto à estação seca, atípica, é preocupante. Aqui no interior, estamos muito vinculados à agricultura, que sofre nesta estiagem toda.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Localizei Poços de Caldas e estive a ver fotos de S. João de Boa Vista. Gostei do que vi: igrejas, teatro, casas...
    De vez em quando, gosto de "passear".
    ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. Que bom ter "me" encontrado! O Brasil é grandão e com diversos ecossistemas. Quem sabe um dia passeie fisicamente por estas bandas...

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito, mas é apenas um sonho... XX

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.