1.2.14

Suco verde: a aventura

gelinho de couve
Olha, esse treco requer muita personalidade, disciplina, criatividade e altruísmo. É igualzinho a doação de sangue, só que ao reverso, no sentido real e figurado.
A gente se doa em prol de uma causa imensamente maior: a saúde de alguém; e nesse caso é a nossa mesma. Vale a pena emagrecer saudavelmente, com energia e alegria. 
No lanche da tarde, ingeri um iogurte de coco com granola, muita granola. Uma torrada integral com margarina finalizou o lanche (a "sobremesa").
Daí, ao jantar, a fome não veio... incrível o poder de saciedade das fibras! Alimento integral, fibroso é uma ajuda preciosa neste quesito e ainda varre os intestinos, nos deixando limpinhos.
Eu não pulo refeição, de jeito maneira, então parti pro tal suco. Usei a base - casca de melancia e duas folhas de alface; o aromatizador foi meia  pimenta chapéu de palha; e pro sabor, manga. Perfumoso!
Liquidifiquei e coloquei a "gosma" detox num copo de 400 ml. Completei com muuuuita água gelada, para ficar ralinho, suco - não pode ser frapê, senão enrosca na goela. 
Estava tragável, então despejei-me. O segredo foi passar mais tempo sem ingerir água, pois a sede ajuda no processo de "degustação".
Pretendo experimentar casca de banana como base (só um pedaço), e continuar anexando outras cascas: de manga, de mamão, de mandacaru (emagrecedor). Prá ficar bem verde (clorofila), usarei couve. Se der certo, minha compostagem gritará, agoniada.
Ontem à noite, queria dormir desmaiadamente, pois a noite anterior não fora tão boa, devido a uma preocupação. Bati três folhas de alface com água gelada e verti garganta abaixo. 
É facin de tomar, quase não tem gosto. E que calmante poderoso... pode servir crianças, idosos, e cães agitados; é uma mão na roda. E de "mão na roda" eu entendo!
Ah, minha ceia será duas sardinhas: tiro escamas, rabo e "garrinhas" (barbatana dorsal espinhosa), faço cortes longitudinais para não explodir no microondas e asso por dois minutos, sem nenhum tempero. Maior delícia!
Imagem deste local

13 comentários:

  1. Estou a constatar, com encanto, que temos nuitos assuntos de interesse comum: educação, literatura, ecologia e agora, alimentação saudável. Os dois últimos, vão integrar o conjunto de rúbricas do meu futuro blogue.
    Também sou grande apreciadora deste tipo de sucos.
    O suco de alface combina com um chá aromático à escolha.

    ~ ~ ~ Abraço ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majo! Estou ansiosa por seu blog primaveril!
      A alface é mesmo neutra, de sabor leve. Quando eu virar amiga íntima destes sucos, escreverei aqui.
      A sensação de saciedade e a limpeza intestinal, adicionando-se o fato de serem detox (dependendo da receita) valem o esforço.

      Abreijos brasileirinhos.

      Excluir
    2. Beijios algarviados...

      Excluir
  2. Olá, Cristina
    sim, em prol da saúde...sinceramente, até que gosto dos sucos verdes.Aprendi ou comecei a gostar , alguns anos atrás, mais precisamente nas Festas de Final de Ano, porque soube que "limpa o organismo", auxilia no emagrecimento etc etc...e logo, já tinha uma forminha de gelo de couve.
    Gostei do tom bem humorado de seu relato, parabéns!
    Obrigado, belo domingo,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felisberto!
      Também estou tentando fazer amizade com o verdinho, que aliás, é minha cor favorita.
      Em prol dos benefícios, devo manter ao menos aos sábados.
      Eu é que fico agradecida pela parabenização, vinda de um escritor como ti!
      Ótimo descanso domingueiro,
      Abreijos.

      Excluir
  3. Criatividade sempre, um verdadeiro artesanato.
    Bom domingo Cristina.
    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tonin!
      Ainda bem que couve é coisa que caboclos adoram, vou congelar, como na imagem.
      Outro abraço a ti.

      Excluir
  4. Sabia do efeito “reparador” do chá de alface mas nunca o fiz. Vou experimentar a fazê-lo hoje. Nunca tinha ouvido falar de qualquer suco feito à base de cascas grossas como a da melancia ou banana. Interessante. Esse não sei se vou tentar confecionar! : )
    Há quem diga que nós somos o que comemos!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catarina!
      Olha, você faz a alface em chá e eu aqui faço em suco... se tomar um chá quente, neste calor de 33 graus, morro cozida!
      O suco verde é uma alimentação completa, então a casca de melancia é ótima para tal. É fonte de fibras e minerais.
      Ontem fiz com casca da fruta mandacaru, alface, erva melissa e manga, pois as cactáceas levam ao emagrecimento, e contém um gel que hidrata os intestinos.
      Aguarde o verão e experimente! Nunca jogue fora a casca da melancia... raladinha na sopa fica excelente.

      Outro abração suado.

      Excluir
  5. Oi oi Cristina,passei por aqui para te desejar um excelente mês de fevereiro,tudo de bom para ti minha linda amiga!! Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!! Aproveita e passa no meu blogue para verificares as minhas postagens mais recentes!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai, Joaninha?
      Bom tê-la aqui. Estou indo verificar suas escritas, até breve.
      Outros beijos.

      Excluir
  6. Uau Cris! Que inveja dessa disciplina...estou precisando emagrecer uns 20kg rsrs (verdade!) e não ando conseguindo fazer nada. O ânimo não deixa. Vai chegar a hora...tenho certeza.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rê!
      É verdade que quando chega a hora, a coragem vem desembestada e então temos que aproveitar este estirão de ânimo, que pode durar pouco ou ficar prá sempre.
      Por enquanto, tou firme, ainda descendo na balança. Sei que na hora de manter, o "bixo" pega!
      Outros beijões.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.