8.2.14

Termogênese

Suplemento Termogênico
Há termogênicos sintéticos, sobretudo com efredina (aquela dos testes anti doping), todavia ninguém os quer, não é mesmo?
São alimentos com substâncias cujo processo influencia na liberação de hormônios queimadores de gordura para extrair energia, contribuindo para o emagrecimento. O organismo gasta mais energia para ingeri-los, que suas próprias calorias. 
Eles simulam aumento da temperatura corporal e reduzem o apetite, acelerando o metabolismo. Termogênicos em excesso ou por tempo prolongado aceleram o batimento cardíaco e agravam gastrite. Atrapalham o sono se ingeridos após 16 h 00. Também há outros efeitos colaterais para grupos de risco (alérgicos, gestantes, hipertensos, cardiopatas, crianças).
Contribuem com cerca de 10% da queima de gorduras (é pouco). Apenas funcionam se associados a uma dieta de baixa caloria e atividades aeróbicas. 
Dentre eles destacam-se: pimenta vermelha, canela, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, casca de laranja, kiwi, cafeína (cacau e outros, exceto coca-cola), guaraná em pó, água bem gelada, linhaça, gorduras vegetais e gorduras de coco.
Relacionado à cafeína, temos o café sem açúcar (nem adoçante, de preferência), e diversos chás.
Chás de hibisco, chá verde (branco e vermelho), laranja amarga (aquela de fazer doce), tamarindo do Malabar, boldo, carqueja,  guaçatonga, salsaparrilha, alga fucus, anis estrelada, chá de oliveira, folhas de romã são todos termogênicos.
Os chás não podem ferver, devem estar em infusão, tampados, por 10 minutos, com o fogo desligado após a fervura apenas da água.  Sempre consumir no mesmo dia. 
A combinação de várias ervas gera conflitos, porém canela com gengibre e chá verde, intercalando com outros chás, dias sim - dia não, são satisfatórios. Um nutricionista pode orientar as misturas.
Imagem daqui

2 comentários:

  1. Ótima e exaustiva informação.
    Desconhecia o referido poder em muitos dos alimentos que mencionaste.
    Fico-te muito grata pela partilha.

    ~ ~ ~ ~ Cordial abraço. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Olá, Majo!
    Os termogênicos auxiliam no emagrecimento, contudo em certos casos, há efeitos colaterais. Um nutricionista pode nos orientar.

    Abreijos a ti também.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.