18.3.14

Blanche L: Escarificação

A tempos, o persistente indiozinho vem amolando a paciência de Tom e Nick, os dois a quem ele se apegou neste mundo novo. Num chamado quase onipresente, solicita agudizante auxílio na execução de sua tatuagem sagrada. 
É hábito intrínseco à tribo, após a grande caçada, os púberes passarem por um comovente ritual de escarificação, onde uma figura, geralmente de animal silvestre, é marcada num local estratégico do corpo.
Ele espera transformar a cicatriz da perna fraturada numa obra de arte corporal, diminuindo assim o estigma de estar manquejando e consequentemente cumprir com a conduta ancestral deste povo continente. Sua paixão pelo intento o faz pronunciar a falazinha indígena em sorriso de lágrimas mordiscadas.
Para tal, necessita alguém com dons invulgarmente artísticos para criar uma deslumbrante e única figura, e um executor de pungente sangue frio, pois a técnica consiste em esculpir a imagem na pele viva, com instrumento cortante.
Através de uma formosa escarificação, atrai-se respeito de companheiros e olhares do sexo oposto. Durante o processo de ablação da pele, a dorzinha crônica e lancinante fará com que desmaie e acorde diversas vezes, e perca grande quantidade de sangue, todavia encontra-se municiado com uma coragem arreganhada.
Após cessar a ciumeira irrivalizável e quase irracional, Nick volta ao discernimento e resolve amaneirar a tão sonhada prática estranha e transbordante em atroz crueza.
Esta cultura ádvena o fascina, afinal! Ele se maravilha, se questiona, se assusta; pergunta-se e não vê respostas límpidas nesta viagem atemporal sobre o universo da aldeia estampado no arguto indiozinho. 
Na embrenhada reserva se vive como nos primórdios, os silvícolas contam com as forças da natureza para a subsistência diária: recolecção, pequenos rebanhos, caça/pesca, permacultura.
A exuberância da vida comunitária: os ritos de passagem e de cura; as celebrações festivas; o animismo e confecção de totens; as noturnas danças circulares típicas em volta duma sacra fogueira. Todo este primitivismo "fotografado" por ele através dos minuciosos relatos do garoto, suscita incredulidade mesclada a assombro.
Não apenas uma vida desarmada de qualquer luxo civilizado, contudo uma vida plena, feliz, digna. A divisão social do alimento, de teto, das dificuldades, retira o espinhoso fardo duma existência insegura e carente em acumulação de bens.
Este espelho da vida civilizatória: a estada na montanha dos caprinos, não fez do menino alguém repartido, titubeante com seus valores. Numa personalidade refrescante, ele almeja seu mundo tradicional em detrimento da existência moderna, considerando a possibilidade da coexistência de ambas culturas.
Nick, meio psicagogo, numa rajada de sentimentos, tem a cabeça girando em dúvidas existenciais e o coração espremido com as atrocidades praticadas contra este povo, considerado bárbaro. A barbárie, na verdade, vem do "homem culto" contra ingênuos seres quase infantes.
A técnica de escarificação é realizada na aldeia com lâmina de pedra polida, todavia Tom fará uso de sua baioneta, que manipula com destreza. Blanche prepara um fermentado de frutos e cereais para alcoolizar o rapaz, amenizando o flagelo.
O desenho é fixado no local da pele com o maçarento urucum. Ao final do primoroso trabalho, uma queloide controlada se formará, criando uma graciosa estampa com aspecto de alto relevo, portanto tridimensional.

6 comentários:

  1. Oi, Cristina!
    Tem que ser muito "macho" para fazer essa tatuagem sagrada!
    Peguei o bonde andando. Essa é uma história real?
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luma!
      Este é um conto que escrevo no outro blog: "Contos da Cri", contudo publico aqui também.
      A auto afirmação num grupo de convívio leva a atos culturais difíceis de se compreender, enxergando de fora. E se desenrola através dos tempos, em qualquer tipo de comunidade.
      A estampa na pele ficará diferente, e o garoto será muito bem quisto.

      Grande beijo procê também.

      Excluir
  2. Que coisa as tradições, que as vezes nos chocam tal a dor que se impõe aos membros da comunidade inclusive com crianças.
    Um abração Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tonin!
      Se não estivermos imersos na cultura, poderemos fazer uma leitura como sendo atrocidade, contudo os membros do grupo se sentem "menores" não participando.
      O importante é que o produto final será recompensador!
      Outro abração a ti.

      Excluir
  3. ~ Muito interessante Cris.
    .
    ~ Gostava conversar pelo gmail.
    ~ Poderás contatar, majo.d.rosado.

    ~ ~ ~ ~ ~ A B R A Ç O. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Majo!
      Feliz entrada de primavera... pois aqui é outono.
      Meu e-mail é tinamaonaroda@gmail.com, todavia demoro um pouco a ir lá. Tenho dois empregos, mais a casa, agora a reforma na roça, porém devagar eu consigo abarcar tudo.

      Outro abração a ti.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.