25.3.14

E é outono!

Imagem daqui
A mudança de estação trouxe bem vindas pancadas de chuva ao interior, sobretudo na sexta-feira à noite. Trouxe também o típico ventinho refrescante.
A temperatura tem oscilado entre 18 e 28 graus. Neste instante - auge da tarde, temos 27. Nas madrugadas, já se faz necessário puxar uma cobertinha sobre o lençol.
Calçados com meias já não incomodam e são quase necessários, principalmente para pés-frios como eu. Regatinhas? Melhor embalá-las até setembro. Sopas e caldos já não causarão suadouros!
Chegou notícia de que teremos uma geada "braba" em maio. Aqui na cidade, por vezes costuma ser o mês mais gelado do ano, antes mesmo do inverno oficial. As plantas, sedentas pela pouca chuva, sofrerão demais com geada... veremos. 
Ao sair com a moto no finzinho da tarde, um arrepio já se manifesta. Na manhãzinha, cerca de 25% das crianças comparecem à aula de agasalho e algumas garotas já usam botas.
O céu, neste instante, está recoberto por um terço de nuvenzinhas brancas esparsas e as árvores estão se balançando levemente.
Um senhor atravessa a rua, puxando seu cavalo (pangaré) e transeuntes cruzam cá e acolá. O trânsito leve flui normalmente. Os clientes daqui vão e vêm; o telefone soa a cada 15 minutos.
Um homem com camisa manga longa, boné vermelho, bermudas e havaianas, senta-se no banco da pista de caminhada, fuma um toco de cigarros e sai com a enxada às costas.
Acaba de chegar uma "ciganada" na oficina: três adultos, dois adolescentes (com parte do cabelo pintado de loiro) e uma criança, todos homens. Nesta etnia, mulheres ficam separadas sempre, mais reclusas. O sotaque típico, a roupa estilo cowboy e os dentes de ouro/prata são característicos. Eles adoram rodas estilosas para seus carros, e vivem de negociata (compra/troca/venda de automóveis).
Uma pá carregadeira recolhe os poucos entulhos e areia trazidos ao tanque de contenção de enchentes (piscinão), que esteve em desuso todo o verão.
Poucas crianças perambulando. Aliás, nos últimos 10, 15 anos não mais se vê criançada em bando bagunçando a horas pelas ruas, quebrando árvores, tocando campainhas, gritando esturros.
O que me apetece é estar sob uma árvore, ali no campinho, fluindo esta vida, tão comum, mas diferente, com tempero outonal. Sim, há algo diferente no ar!

2 comentários:

  1. É o outono chegando sim, esta estação mais amena, mais agradável, principalmente para nós, cariocas, que torramos demais já que aqui parece ser um dos lugares mais quentes do país, embora a praia esteja logo ali, mas é sempre mais quente que em outros lugares. Nós, cariocas, não víamos a hora dessa estação chegar, e ao que parece, chegou gostosa, temos chuvinha, temos uma temperatura que dá pra dormir sem o ar condicionado e tudo parece ficar mais tranquilo, pois acho que o verão também acirra os ânimos e muita coisa ruim acontece, pelo menos por aqui.
    Um ótimo outono, queridona!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  2. Olá, Alfazema!
    Aqui no interior montanhoso a temperatura já diminuiu também. Realmente as pessoas ficam mais aconchegadas, mais sossegadas em família, com a temperatura mais amena. Menos riscos de "arruaça", afinal.
    Ainda não conheço a sua cidade do Rio de Janeiro, só Parati, que adoro!
    Já comprei luvas novas devido à moto, senão minhas mãos congelam ao sair antes das 7 h 00 prá trabalhar.
    Ótimo outono também a ti, com ventinhos refrescantes.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.