14.3.14

Margarina ou manteiga?

Imagem daqui
Pelo que tenho pesquisado, as quatro opções (não doces) mais comuns para barrar o pão seriam: margarina, creme vegetal, manteiga e creme de ricota.
A margarina é fabricada sobretudo à base de gordura vegetal (menos má), com um bocado de gordura animal (cerca de 3%, porque contém leite). Aquelas com mais gordura são mais indicadas em culinária.
O creme vegetal é feito com gorduras vegetais somente, o teor de lipídios é menor, comparado à maioria das margarinas. Para emagrecer ou reduzir a ingestão de gorduras, esta é a melhor opção, todavia não se recomenda em culinária. Muitas fórmulas contém gelatina, não indicada para vegetarianos.
A manteiga tem gordura de origem animal (nata de leite), é rica em gordura saturada (má) e colesterol; contém vitamina A.
Também pelo que pesquisei, há confusão das próprias fábricas sobre margarina e creme vegetal, visto que as margarinas brasileiras contém menos gordura que nos padrões internacionais. 
Muitos cremes vegetais se equiparam à margarinas no teor de gorduras gerais, que não chegam a 80%, para se considerarem verdadeiras margarinas, sendo menos eficientes na culinárias e mais benéficas à saúde.
A leitura dos rótulos (com lupa, claro), é fundamental. Pesquisei que eles são reais; se indicam 0% de gorduras trans, podemos confiar. É daí que vem a má fama das margarinas - as fórmulas antigas eram repletas desta gordura maligna, contudo as fórmulas modernas estão mais saudáveis.
As versões light, apesar de mais caras, podem conter mais gordura que a versão tradicional do concorrente, bem mais em conta. Nas pesquisas, encontrei o "creme vegetal soya lanche" com maior custo / benefício. Confesso que nunca usei, e nem sei se há no mercado do bairro.
Algo interessante é analisar o fabricante, pois produtos aparentemente concorrentes podem ser da mesma fábrica. As maiores são "Bunge, Unilever / perdigão, Sadia. Em Valinhos, aqui no interior de SP, se faz muita margarina / creme vegetal.
Aliás, só prá constar, vários filtros para café, com diferença exorbitante de preço, parecem ter um único fabricante, confiram!  Não se deixem enganar pela marca fantasia (comece por aqueles com sufixo "ita / ita").
Vamos ao creme de ricota? Em minha família é bem aceito, intercalado com queijo branco (abundante e barato na região). Até segunda ordem, é o mais saudável de todos.
Eu faço em casa, com esta receita básica: 250 g de ricota fresca; 150 ml de leite integral quente (sem ferver) e uma colher de chá bem cheia de margarina; bato por 2 minutos. Na versão light, tira-se a margarina e muda-se o leite, mas o resultado não será o mesmo.
É importante fazer pouco (no máximo 250 g), pois só dura 5 dias em geladeira, e o liquidificador não bate direito se a quantidade for grande. Pode-se acrescentar sabores, como alho / azeitonas / tomate seco (sabores frescos, como ervas, diminuem a validade). 
Aqui em casa, não gostamos de pão agridoce, mas quem prefere, a goiabada e tantas geleias de frutas são opções não gordurosas, porém com açúcar.
E de nada adianta todo cuidado, num pão de baixa qualidade. Fazer em casa com fibra de trigo, cenouras, aveia e algumas sementes é "facin". Pode-se congelar.

8 comentários:

  1. Esse creme de ricota é muito bom e caseiro, sabemos de onde vem...Outra coisa,né? beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Chiquinha!
    O creminho é realmente bom, e bem mais barato que aquele pronto. É só comprar a ricota fresca e prepará-lo.
    Um final de semana tranquilo a ti.
    Beijocas interioranas.

    ResponderExcluir
  3. Bem, Cristina, aqui agora só usamos a própria manteiga mesmo. Meu filho é que vem mostrando pra gente o que é bom e saudável e, segundo ele, a manteiga tem menos aditivios químicos na composição.
    Mas, adoro creme de ricota e consumo bastante, assim como, cottage.
    beijocas cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alfazema!
      Olha, minha tia, que é mãe de nutricionista, só consome manteiga também. Quando eu era criança, na roça, a mãe fazia em casa.
      Me lembro que na infância, de vez em quando comprávamos aquela margarina dura, da lata verde, e a mãe passava tão pouco (para economizar), que nem dava para sentir o gostinho!
      Eu ainda preciso fazer amizade com o cottage, mas por aqui o queijo "quase" Minas é tão barato...

      Outras beijocas procê.

      Excluir
  4. ~ Fazes bem aproveitar o queijo da tua região, mas com parcimónia. ~ Deverá conter cerca de 40% gordura, mas é melhor opção do que a manteiga, pois contém bastante cálcio.
    ~ A fruta assada perde água e pode fazer uma excelente compota, sem adicionar açucar.
    ~ As manteigas caseiras, feitas a partir de sementes (nozes, amêndoas, amendoins, caju) são excelentes e devem ser usadas intercaladamente. ~

    ~ ~ ~ ~ ~ A b r a ç o s ~ v o a d o r e s. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majo!
      Ótimas dicas!
      O queijo Minas frescal (como bastante soro) contém sim gorduras, pois é feito com leite integral. É preferível consumi-lo no café da manhã, para estar saciado por mais tempo.
      Já ouvi falar sobre a técnica de assar as frutas, todavia ainda não tentei. Preciso pesquisar para desidratar as goiabas; não cabem mais na geladeira e há um resto de colheita ainda.
      As pastas de amendoim e similares não se adequam ao nosso paladar, mas as oleaginosas a granel são bem aceitas.
      continue me ajudando com as dicas,
      Outro abração distante.

      Excluir
  5. Anônimo6/9/16

    Não,não,não a nenhuma margarina que tem colesterol ruim, LDL de gordura saturada.Sim,sempre a manteiga de leite com gordura e colesterol bom HDL que combate LDL.Podemos experimentar deixando um pouco de margarina de qualquer marca no fundo de pote e deixar fora da geladeira por uma semana.Resultado:não vai estragar,também nenhuma mosca,mosquito pousará nela;muito menos desenvolverá um "bolor"Porque?Porquê não tem nenhum nutriente!Tudo nela é artificial.No "tio"Google há muitos sites de pesquisa e alerta do perigo que leva seu consumo.Por favor escreva:Margarina x Manteiga de leite e verá.

    ResponderExcluir
  6. Os óleos altamente refinados pela indústria, como a margarina, devem ser eliminados. Contém aditivos artificiais nocivos.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.